5 tipos de argumento que você precisa conhecer

O texto dissertativo-argumentativo exige que você apresente argumentos para comprovar seu ponto de vista. Na redação do ENEM, quanto melhor forem seus argumentos, mais pontos você ganhará, principalmente nas Competências 3 e 4. Escolha o tipo de argumento que melhor combina com você!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 13 de Abril de 2020

Produzir a argumentação é fundamental para construir seu texto dissertativo-argumentativo na redação do ENEM. Isso porque é exigido que você defenda seu ponto de vista utilizando argumentos.

Neste post você encontrará dicas valiosas para construir sua argumentação, visto que ela serve para convencer alguém a ter a mesma opinião que a sua ou pelo menos concordar com ela.

Primeiramente, é importante destacar que qualquer texto - inclusive sua redação do ENEM - deve possuir uma sequência lógica de pensamentos. Isso está diretamente ligado ao projeto de texto, com introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento é o coração do seu texto e o lugar em que você destrinchará seus argumentos.

Existem vários tipos de argumentação que você pode se utilizar ao escrever seu texto. Abaixo você encontrará algumas delas. Vamos lá?

1.Argumento de autoridade

É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto.

Pensando no problema da persistência do racismo na sociedade brasileira, Nelson Mandela é uma figura fundamental, visto que foi um advogado e ativista que sentiu na pele e combateu a segregação racial existente na África do Sul, se tornando inclusive presidente do país. Além disso, venceu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e é considerado um líder importante da África Negra.

2. Argumento histórico

Esse argumento relaciona-se ao tempo e a história; é quando o candidato trás algum evento que aconteceu no passado e foi relevante como argumento para comprovar sua tese.

Ainda tratando-se do tema da persistência do racismo na sociedade brasileira, é pertinente fazer-se uma reflexão acerca do período da escravidão, que foi um momento da história em que negros eram escravizados e usados como moeda de troca.

3. Argumento de exemplificação

O argumento de exemplificação pode estar ligado ao uso de dados estatísticos, uma vez que é a citação de fatos que aconteceram e enfatizam o posicionamento do candidato frente ao problema.

Por exemplo, ainda sobre o tema da persistência do racismo na sociedade brasileira, é coerente usar como exemplo o assassinato do músico negro pelo exército no Rio de Janeiro, que teve o carro alvejado por balas porque foi considerado suspeito pelos militares.

4. Argumento de provas concretas

O argumento de provas concretas também está relacionado ao uso de informações e dados estatísticos, principalmente números. Se realizadas por meios conhecidos e legitimados na mídia pela sociedade, são informações confiáveis e incontestáveis.

Na persistência do racismo na sociedade brasileira é coerente usar o dado estatístico do Atlas da Violência, que afirma que 75% das vítimas de homicídio no país são negras.

5. Argumento de comparação

São ótimos para fazer uma relação entre duas ideias com o objetivo de compará-las. Assim, é possível apontar as semelhanças ou as diferenças que elas possuem.

Comparar o racismo dos EUA - que foi mais intenso e mais evidente, visto que foi marcado pela segregação racial - com o processo que ocorreu no Brasil (menos intenso no que diz respeito à segregação racial, mas muito velado e pouco evidente na sociedade nos dias atuais) pode ser uma excelente estratégia de comparação com relação a persistência do racismo na sociedade brasileira.

Seu argumento pode ser desenvolvido através da enumeração, que é o ato de listar uma série de fatos que serão desenvolvidos como argumentos. Essa estratégia é muito pertinente na redação do ENEM, uma vez que o ideal é que sejam desenvolvidos pelo menos dois argumentos.

Outra estratégia que pode ser usada é a relação de causa e efeito, que é a apresentação de razões de determinado problema acontecer ou persistir seguido das consequências e o impacto que exerce na sociedade.

Gostou desse post? Assine nosso plano para ter acesso ao nosso curso completo com essas e outras dicas para alavancar sua nota e te deixar mais perto do 1000!

Produza a redação perfeita na redação do ENEM

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.