Agora você já conhece as competências do ENEM, mas precisa de mais para começar a escrever a redação. Isso porque não adianta ter todos os ingredientes da receita, mas não saber como prepará-la: provavelmente você vai entrar em desespero e não saberá nem por onde começar.
Então, fique tranquilo! A parte 2 e 3 dessa apostila serão um guia pra que você não seja pego de surpresa no dia da prova do ENEM e não passe mal de ansiedade. Relaxa e aproveita!
Texto dissertativo-argumentativo
Todos os anos o ENEM quer que você escreva na redação um texto dissertativo-argumentativo. Essa tipologia textual tem dois verbos, que são dissertar e argumentar.
Argumentar é mais fácil de entender: é tentar convencer alguém que uma afirmação é verdadeira. E dissertar? Significa ter uma opinião sobre um assunto.
Imagina o seguinte: todos os dias sua mãe te acorda pra ir pra escola. Porém, na noite passada, você dormiu bem tarde e não quer ir - essa é a sua opinião sobre o assunto. Mas sua mãe tá em pé, do lado da cama, esperando que você levante pra se arrumar. Se você disser "eu não vou pra escola hoje porque eu não quero" eu não sei não, mas minha mãe diria que eu não tenho querer. Então, aqui entra todo seu poder de argumentação: "eu posso faltar a escola hoje porque não vai ter nenhuma matéria importante e eu já passei de ano".
Seu objetivo é faltar a escola e para fazer isso você precisa argumentar - ou seja, explicar uma informação - para convencer o outro que seu ponto de vista é o mais adequado. A redação do ENEM funciona de forma muito parecida.

Todos os últimos temas da redação do ENEM são problemas atuais da sociedade, mas não se engane: são questões complexas e difíceis de responder. Daí a importância de você - jovem brasileiro preocupado com as discussões de seu país - se posicionar sobre o assunto (quer dizer, ter uma TESE) e argumentar a favor desse ponto de vista.
Analisando temas das edições anteriores
Vejamos o tema de redação do ENEM 2019:

Toda vez que você ler a frase tema das últimas edições do ENEM, se pergunte qual problema está por trás dela. Por exemplo, no ENEM 2019 a frase tema afirma que o acesso ao cinema não é democrático para os brasileiros. Você concorda com isso? Bom, a resposta dessa pergunta é sua tese.
É comum achar que escreveu a redação certinho, porque citou filósofos, organizou argumentos, mas, quando vai ver o resultado, descobre que a nota ficou pelos 500 pontos e não entende o que aconteceu. Eu te explico: provavelmente você tangenciou o tema. O que é isso? Tangenciamento do tema é quando você fala não fala diretamente sobre o problema.
Veja a frase tema do ENEM 2018:

Todos os elementos em verde são importantes para não tangenciar o tema. Se, na redação do ENEM 2018, eu falo somente sobre internet, eu estou tangenciando o tema porque eu deixei de falar sobre a manipulação do usuário através do controle da dados.
Pra entender o problema dessa frase, vou te dar um exemplo: o ano é 2012 e todos os seus amigos já têm conta no Instagram. Daí você resolve criar uma também, cadastra seus dados pessoais como nome completo, idade, cidade, etc, tudo bem. Com o passar do tempo você percebe que seu feed tem bastante conteúdo sobre o jogo que você começou a jogar semana passada. Que coincidência, né? Não. Provavelmente, o Instagram está monitorando seu comportamento para exibir coisas mais interessantes pra você. O problema é: até que ponto suas informações são manipuladas pelas empresas, já que não existe uma lei clara no Brasil com relação ao uso de dados?
Se liga na dica: quanto maior for a frase tema da redação, mais atenção você precisa ter para não fugir do tema!

Na redação do ENEM 2017 o problema abordado era que os surdos brasileiros não recebiam uma educação digna e enfrentavam dificuldades ao estudar.
Vamos detalhar as palavras grifadas em verde, para que a definição do problema seja mais fácil: "desafios" sugere justamente que existe uma problemática que precisa ser debatida; "formação educacional dos surdos" = a vida escolar dos deficientes auditivos.
Na definição mais detalhada: o problema da vida escolar dos deficientes auditivos, já que o padrão de ensino das escolas brasileiras muitas vezes não é pensado em incluir surdos ou ainda cegos, por exemplo.
Além de se posicionar diante do tema e construir argumentos, é importante dar valor aos textos motivadores. Eles são fundamentais na missão Não Tangenciar o Tema.
A dica principal é: depois de ler a frase tema dá uma respirada, leia os textos motivadores, largue a caneta e pense por 10 minutos sobre o tema - qual o problema do tema, qual é o seu posicionamento sobre o tema, quais argumentos você pode usar pra defender seu argumento, qual solução você pode propor, etc.
Reflita antes de começar a escrever para não desperdiçar um ano inteiro de estudo e preparação. Na parte 3 você conhecerá a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Te vejo lá!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04