A Competência 4 é uma das mais importantes na hora de produzir a redação do ENEM e também a que gera mais dúvida entre os candidatos. Quer saber mais sobre coerência, coesão e conectivos? Aqui você encontrará todas as respostas que precisa.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 1 de Outubro de 2022Ao desenvolver sua redação na prova do ENEM você deve estar atento a dois detalhes: a nota máxima que você pode adquirir é 1000 pontos e ela é dividida em 5 competências, que valem 200 pontos cada.
Todas as competências giram em torno da construção de um texto dissertativo-argumentativo com defesa de ponto de vista e uso de argumentos. Além disso, é preciso que seu texto possua uma estrutura com início, meio e fim.
Por isso, neste post você vai aprender de uma vez tudo o que você precisa fazer para garantir seus 200 pontos na Competência 4. Vem com a gente!
A competência 4 avalia a capacidade do candidato de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Para te ajudar no percurso rumo ao 1000, abaixo você encontrará 5 dicas para te ajudar na hora de escrever sua redação.
Conheça melhor a Competência 1
5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2
O segredo para conseguir a nota máxima na Competência 3
Saiba mais sobre a Competência 5 da redação do ENEM
Como já foi dito acima, é importante que seu texto possua coerência ao iniciar, desenvolver e concluir uma ideia. O mesmo vale para seus parágrafos: se seu objetivo é desenvolver seu primeiro argumento, você deve iniciar com essa ideia e conclui-la antes de partir para o próximo parágrafo.
Para isso, é fundamental que você pense e tenha em mente o tópico frasal, ou seja, a ideia central e o que ganhará o foco da discussão no seu parágrafo.
Quando seu parágrafo não é bem delimitado dentro do assunto que você vai desenvolver, as chances de produzir um texto incoerente e com falta de coesão são altas.
A coesão está no nível micro e relaciona-se com os ganchos que são costurados ao longo do texto - ou seja, os conectivos.
Já a coerência diz respeito ao nível macro e está ligada a produção do conteúdo e ao sentido completo do texto.
Fique atento a essas duas palavrinhas!
Elementos de coesão - que também podem ser chamados de operadores argumentativos - são palavras ou expressões que possuem determinado sentido e servem para contribuir com a ideia que se deseja manifestar.
Ao ler uma frase que inicia-se com a palavra "embora", é possível se interpretar, ainda que não se saiba o conteúdo completo da frase, que nela haverá uma contraposição de ideias.
Portanto é fundamental conhecer muitos elementos de coesão e saber usa-los de maneira adequada, para não repeti-los e prejudicar a fluidez de seu texto.
Engana-se quem pensa que os elementos de coesão são os únicos conectivos avaliados na competência 4. Preposições, conjunções e até pronomes servem podem servir para conectar ideias ao longo do texto.
Por isso é necessário que você saiba, por exemplo, o uso adequado das preposições como "sobre" e "sob", o uso da conjunção "onde" e até mesmo o uso dos pronomes demonstrativos "isso", "isto" e "aquilo".
A última dica, mas não menos importante, se relaciona com a organização. É fundamental que você organize e demonstre isso ao seu corretor.
Antes de começar a desenvolver sua redação, desenhe um projeto de texto com as ideias centrais do que você desenvolverá em cada parágrafo.
A melhor maneira de aprender a organizar seu texto é treinando!
O que você está esperando para começar a treinar com a gente?
Conheça melhor a Competência 1
5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2
O segredo para conseguir a nota máxima na Competência 3
Saiba mais sobre a Competência 5 da redação do ENEM
Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!
coRedação
Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04