Competência 4: o que fazer para alcançar nota máxima no ENEM

A Competência 4 é uma das mais importantes na hora de produzir a redação do ENEM e também a que gera mais dúvida entre os candidatos. Quer saber mais sobre coerência, coesão e conectivos? Aqui você encontrará todas as respostas que precisa.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 15 de Abril de 2020

Ao desenvolver sua redação na prova do ENEM você deve estar atento a dois detalhes: a nota máxima que você pode adquirir é 1000 pontos e ela é dividida em 5 competências, que valem 200 pontos cada.

Todas as competências giram em torno da construção de um texto dissertativo-argumentativo com defesa de ponto de vista e uso de argumentos. Além disso, é preciso que seu texto possua uma estrutura com início, meio e fim.

Por isso, neste post você vai aprender de uma vez tudo o que você precisa fazer para garantir seus 200 pontos na Competência 4. Vem com a gente!

A competência 4 avalia a capacidade do candidato de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Para te ajudar no percurso rumo ao 1000, abaixo você encontrará 5 dicas para te ajudar na hora de escrever sua redação.

Estruture seus parágrafos

Como já foi dito acima, é importante que seu texto possua coerência ao iniciar, desenvolver e concluir uma ideia. O mesmo vale para seus parágrafos: se seu objetivo é desenvolver seu primeiro argumento, você deve iniciar com essa ideia e conclui-la antes de partir para o próximo parágrafo.

Para isso, é fundamental que você pense e tenha em mente o tópico frasal, ou seja, a ideia central e o que ganhará o foco da discussão no seu parágrafo.

Escreva um texto coerente e coeso

Quando seu parágrafo não é bem delimitado dentro do assunto que você vai desenvolver, as chances de produzir um texto incoerente e com falta de coesão são altas.

A coesão está no nível micro e relaciona-se com os ganchos que são costurados ao longo do texto - ou seja, os conectivos.

Já a coerência diz respeito ao nível macro e está ligada a produção do conteúdo e ao sentido completo do texto.

Fique atento a essas duas palavrinhas!

Conheça bem a função dos elementos de coesão

Elementos de coesão - que também podem ser chamados de operadores argumentativos - são palavras ou expressões que possuem determinado sentido e servem para contribuir com a ideia que se deseja manifestar.

Ao ler uma frase que inicia-se com a palavra "embora", é possível se interpretar, ainda que não se saiba o conteúdo completo da frase, que nela haverá uma contraposição de ideias.

Portanto é fundamental conhecer muitos elementos de coesão e saber usa-los de maneira adequada, para não repeti-los e prejudicar a fluidez de seu texto.

Use conectores de forma adequada

Engana-se quem pensa que os elementos de coesão são os únicos conectivos avaliados na competência 4. Preposições, conjunções e até pronomes servem podem servir para conectar ideias ao longo do texto.

Por isso é necessário que você saiba, por exemplo, o uso adequado das preposições como "sobre" e "sob", o uso da conjunção "onde" e até mesmo o uso dos pronomes demonstrativos "isso", "isto" e "aquilo".

Saiba organizar seu texto

A última dica, mas não menos importante, se relaciona com a organização. É fundamental que você organize e demonstre isso ao seu corretor.

Antes de começar a desenvolver sua redação, desenhe um projeto de texto com as ideias centrais do que você desenvolverá em cada parágrafo.

A melhor maneira de aprender a organizar seu texto é treinando!

O que você está esperando para começar a treinar com a gente?

Produza a redação perfeita na redação do ENEM

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.