Redação pronta sobre Emergências Climáticas
Se o tema da redação do ENEM fosse sobre emergências climáticas, quais repertórios e argumentos você usaria? Veja uma redação pronta sobre esse assunto para se inspirar.

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 20 de Abril de 2025É preocupante o avanço das crises ambientais no Brasil. Essa questão afeta diretamente a qualidade de vida da população, sobretudo das comunidades em situação de vulnerabilidade, além de agravar desequilíbrios sociais e comprometer os recursos naturais do país.
Diante disso, é essencial refletir sobre os efeitos das emergências climáticas no contexto brasileiro. Confira uma redação sobre Desafios no enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil, compare com a sua e aproveite para se inspirar:
INTRODUÇÃO
Em Pocahontas, a exploração destrutiva da natureza pelos colonizadores revela os impactos da ação humana sobre o meio ambiente. Fora das telas, as emergências climáticas no Brasil seguem esse mesmo caminho, o que afeta tanto o planeta quanto a sociedade. Desse modo, é necessário discutir acerca dos motivos que favorecem a manutenção do problema.
DESENVOLVIMENTO
A princípio, denuncia-se a omissão estatal como principal obstáculo no enfrentamento da questão das mudanças climáticas. Embora o Governo através da Constituição Federal no artigo 225 determine que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado" isso não é garantido na prática para os brasileiros, o que mantém o empecilho. Nesse sentido, o dever constitucional é negligenciado seja pela falta de fiscalização, seja pela ausência de punição aos crimes. Como consequência, os danos ambientais se intensificam e impedem o bem-estar da população brasileira, sobretudo a mais pobre.
Além disso a lógica capitalista representa outro empecilho a ser superado com relação às emergências climáticas. Sob esse viés a frase do líder religioso Dalai Lama ilustra bem essa realidade, visto que "a natureza pode suprir todas as necessidades humanas, menos a ganância". Isso porque muitas empresas seguem explorando recursos naturais de forma predatória em nome do crescimento econômico. Por isso, há como consequência o aumento da emissão de gases poluentes e o avanço do desmatamento, o que agrava os desequilíbrios climáticos e compromete a qualidade de vida das futuras gerações.
CONCLUSÃO
Logo, medidas precisam ser tomadas para resolver o impasse das mudanças climáticas, agravado pela inércia estatal e mentalidade capitalista. O Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável por formular e executar políticas ambientais, deve reforçar a fiscalização de atividades empresariais poluentes e criar incentivos para práticas sustentáveis. Isso pode ser feito por meio do aumento do orçamento para órgãos como o Ibama e da concessão de benefícios fiscais a empresas que reduzirem sua emissão de gases do efeito estufa, visando alinhar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. Dessa maneira, além de conter os danos ambientais, se promoverá uma cultura de responsabilidade ambiental que visa o bem-estar dessa e das futuras gerações.
Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:
Competência 1:
Observa-se pleno domínio da norma culta da Língua Portuguesa, com vocabulário preciso e estrutura gramatical correta. O uso da linguagem é adequado ao contexto formal exigido.
Competência 2:
A redação demonstra excelente compreensão do tema "Desafios no combate às emergências climáticas no Brasil", com utilização pertinente e diversificada de repertório sociocultural. A referência à personagem Pocahontas, inserida na introdução, contribui de forma criativa para ilustrar os impactos da exploração ambiental. A citação atribuída a Dalai Lama complementa a discussão sobre a lógica capitalista e sua relação com o agravamento das emergências climáticas. Além disso, a menção à Constituição Federal foi inserida de maneira adequada, reforçando a legitimidade dos argumentos. A abordagem é abrangente e evidencia entendimento consistente das causas e consequências do problema.
Competência 3:
A introdução delimita o tema de forma clara e objetiva, estabelecendo conexão entre a exploração ambiental e as mudanças climáticas no país. Os parágrafos de desenvolvimento apresentam argumentação estruturada, com progressão lógica. A omissão do Estado e a lógica capitalista são indicadas como fatores centrais no agravamento da crise climática. No entanto, a análise desses aspectos poderia ser aprofundada para alcançar o nível máximo.
Competência 4:
A coesão textual é bem estabelecida, com uso apropriado de conectores e articuladores que favorecem a fluidez e a compreensão. A relação entre as ideias é coerente, ainda que, em alguns trechos, a progressão entre os argumentos possa ser aprimorada. Destaca-se, por exemplo, a transição entre a omissão estatal e a ausência de fiscalização, que poderia ser mais bem delineada.
Competência 5:
A proposta de intervenção contempla os elementos essenciais exigidos: agente (Ministério do Meio Ambiente), ação (reforço da fiscalização e criação de incentivos), modo de execução (aumento do orçamento para órgãos como o Ibama e concessão de benefícios fiscais), finalidade (compatibilização entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental) e detalhamento (foco em empresas que reduzirem a emissão de gases poluentes). Excelente!
_
A correção que você acabou de ler foi feita no coRedação, uma plataforma que corrige redações de forma detalhada, instantânea e ilimitada.
Aproveite para praticar, é grátis! Clique aqui para criar sua conta e começar.
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04