Viajem ou viagem?

E agora, o que está certo, viagem ou viajem? Saiba que essas duas formas existem, viu? Aprenda a usa-las no contexto correto!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 21 de Maio de 2021

No português, várias palavras possuem o som semelhante, mas a escrita é completamente diferente e entre elas está viagem e viajem.

Sabia que ambas as palavras estão corretas, porém são usadas em contextos distintos. Para não ter mais dúvidas e saber diferencia-las de forma adequada, continue lendo esse post!

A principal diferença entre elas é que viagem é um substantivo, enquanto que viajem vem do verbo viajar. Entenda quando usar cada uma delas:

Viagem

Nesse caso, viagem é um substantivo - palavras que servem para nomear seres e objetos - e indica o ato de viajar. Deve ser escrito com "g". Observe o exemplo:

  • Preciso fazer uma viagem para chegar ao local da prova do ENEM.

Viajem

A palavra viajem escrita com j - e não com "g" - é a forma verbal de viajar no Presente do Subjuntivo. Observe a conjugação do verbo:

Que eu viaje

Que tu viajes

Que ele viaje

Que nós viajemos

Que vós viajeis

Que eles viajem

Agora veja o exemplo de frase com viajem:

  • Quero que eles viajem cedo para que não percam o horário da prova.

Resumindo:

  • Viagem: substantivo escrito com "g"
  • Viajem: verbo escrito com "j"

Viu como é fácil? Tenho certeza que você não errará mais isso!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.