A importância da Valorização do SUS no Brasil

A Saúde Pública é responsável por prevenir de doenças e oferecer serviços para a comunidade. Assim a ação do Estado é fundamental, pois é ele quem organiza o sistema de saúde do país.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A questão do uso de agrotóxicos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2018/05/charge-do-iotti-desta-terca-feira-10327258.html

TEXTO 2:

A melhoria da saúde pública é um desses grandes desafios que o Brasil precisa vencer, principalmente quando avaliamos o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, não podemos negar que a recente polêmica em torno da vinda de médicos estrangeiros para o país reacendeu a discussão.
Historicamente, a Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS, que tem sua origem no movimento conhecido como Revolução Sanitária, nascido nos meios acadêmicos na década de 1970. A implantação do Sistema foi de grande valia no setor da saúde do brasileiro, porém, hoje, sabe-se que esse Sistema não funciona essencialmente conforme seus princípios: saúde como direito de todos, pregando pela Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira.
Para garantir saúde pública de qualidade a toda população, o Brasil ainda precisa percorrer um longo caminho. A falta de médicos em regiões afastadas em contraponto à intensa concentração nas grandes cidades, a ausência de estrutura nos hospitais da rede pública, além da dificuldade em conseguir atendimento no SUS são apenas alguns dos inúmeros problemas que atingem os brasileiros que tentam utilizar a saúde pública diariamente.

Disponível em: http://www.leiaja.com/coluna/2014/06/10/os-desafios-da-saude-publica-no-brasil - Acesso em: 17 ago. 2017 (adaptado).

TEXTO 3:

“Neste momento em que o coronavírus avança no Brasil ganha importância a defesa do SUS. Mas todo mundo necessita do SUS o tempo inteiro e as pessoas não sabem. A prevenção da dengue, a análise da qualidade da água que a gente toma. Mesmo quem tem plano de saúde precisa do SUS. Agora nesses momentos de crise, em que o sistema público é convocado a dar a resposta, aí que fica claro para todo mundo que ‘ainda bem que a gente tem o SUS’ e não estamos na situação de países como os Estados Unidos” – fala de Hélcio Marcelino, vice-presidente do SindSaúde-SP.

Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/03/avanco-do-coronavirus-expoe-urgencia-de-valorizacao-do-sus/ (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.