A importância de medidas para preservação do meio ambiente

Atualmente somente cerca de 55% da área florestal nativa encontra-se preservada. O dado é considerado baixo, logo é preciso discutir sobre o assunto.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘A importância de medidas para preservação do meio ambiente’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/535998793146825105/

TEXTO 2:

Disponível em: http://www.mercermarshbeneficios.com.br/capital-intelectual/news/dia-mundial-do-meio-ambiente.html

TEXTO 3:

“A gente faz pesquisa de mercado. A gente fica atento ao que o mercado está precisando, cria novos produtos também e com certeza sempre que surge novos tipos de materiais, cores, padrão diferentes, a gente corre atrás para fazer um investimento”, afirma o empresário Reinaldo Kashimata.

A empresa processa mais de uma tonelada de plástico por mês, em cinco cores diferentes. Além de ser bom para o meio ambiente, usar o plástico reciclado significa economia para a empresa. Foi possível reduzir pela metade os custos de produção, e o importante é que esse tipo de material não prejudica a qualidade final do produto. “O valor que a gente economiza, a gente consegue fazer um giro para outros investimentos, como máquinas, mão de obra, treinamento do pessoal, é onde realmente a gente faz a questão de usar o material reciclado”, diz Kashimata.

A empresa tem mais de 20 clientes cadastrados e vende produtos para todo o país. O faturamento é de R$ 120 mil por mês. Até o fim do ano, o empresário espera um crescimento de 10%. “Como a gente é uma pequena empresa, então a gente quer dar passos pequenos. Porém, a gente quer ter um crescimento. Então a gente considera mais ou menos de 5% a 10% de crescimento anual que já está o suficiente para gente”, afirma.

Disponível em: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/08/empresas-trazem-solucoes-para-preservar-meio-ambiente.html (adaptado)

TEXTO 4:

Quais Políticas Públicas podem Melhorar a Preservação do Meio
Ambiente?

As mudanças ocorridas na história da humanidade nos últimos séculos afetaram profundamente a sociedade e proporcionaram novidades essenciais para a melhoria da qualidade de vida atual. Os avanços tecno-científicos advindo das Revoluções Industriais marcaram uma nova forma de trabalho entre o homem e a  natureza, pois foi esse o modo encontrado para conseguir essas evoluções. Porém isso ocorreu à custa da degradação do meio ambiente, por meio de desmatamento, contaminação da água, acumulação de resíduos sólidos e isso apresenta consequências desastrosas ao meio ambiente e ameaçam a continuidade dessa melhoria de vida.
Com isso, é válido afirmar que as novas formas de gestão das cidades onde existe a preocupação em preservar a natureza são um marco importante no segmento histórico atual (...)


Quando estudamos o quadro que envolve o Brasil, o meio ambiente e as políticas públicas ambientais, é preciso destacar uma economia bastante exploratória durante o século XX, para acontecer o desenvolvimento do país por meio da produção de produtos primários, que exigem a utilização excessiva de recursos naturais. Além disso, o país só adotou políticas de preservação ambiental por causa de pressões internacionais após de nos posicionarmos a favor do crescimento econômico a qualquer custo na Conferência de Estocolmo (1972).


Após mudanças cedidas para a preservação ambiental, foi criado o IBAMA, que marcou a história do país para o impedimento de queimadas na Amazônia no fim dos anos 1900 e com isso, o grande temor de um aumento exorbitante de emissão de dióxido de carbono, o qual causou severas mudanças no clima. Juntamente a isso, a Política Nacional de Meio Ambiente foi criada para apresentar significativas mudanças nas ações da sociedade em relação ao meio.


Um planejamento urbano adequado pode evitar a degradação de áreas verdes dos municípios, a melhoria de transporte público diminuiria o tráfego urbano e a poluição do ar e a estruturas dos espaços em acordo com áreas verdes ajuda na filtração do ar e na minimização de enchentes por apresentar escoamento de água.
O incentivo à utilização de energia limpa e em pesquisas que tem como objetivo à preservação também é um avanço importante para melhorar o tratamento social com o meio ambiente e, isso ligado com a implantação de educação ambiental para a população, mudaria drasticamente a relação do homem com a natureza.

Disponível em: https://ibracam.com.br/blog/quais-politicas-publicas-podem-melhorar-a-preservacao-do-meio-ambiente (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.