As consequências do casamento precoce entre os brasileiros
O casamento infantil é considerado um fenômeno complexo, que acarreta vulnerabilidades para as meninas e intensifica as desigualdades de gênero.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 22 de Março de 2023A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As consequências do casamento precoce entre os brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
Disponível em: https://azmina.com.br/reportagens/pequenas-esposas/
TEXTO 2:
BRASIL FICA ATRÁS APENAS DE ÍNDIA, NIGÉRIA E BANGLADESH EM CASAMENTOS INFANTIS
O historiador explica que essa é uma relação naturalizada no Brasil. "São gerações de famílias casando com homens mais velhos, em que as mães dessas meninas, muitas vezes, também se casaram na mesma situação", descreve Ramos. "São moças em situação de precariedade financeira, vulnerabilidade e o casamento é uma forma de legitimar as meninas dentro das famílias brasileiras. Casar com homens mais velhos é visto como uma forma de sobrevivência, o que não é verdade, já que nessa relação elas passam por situação de abuso e de violência", completa. Um caminho apontado pelo especialista para começar a mudar a realidade das crianças brasileiras é o acesso à informação a à educação sexual. Isso vale tanto para as próprias crianças e adolescentes, quanto para as famílias e a população em geral. "Os sistemas que garantem os direitos das crianças e adolescentes como postos de saude e escolas. não são espaços onde se discute educação sexual, mas deveriam ser, porque todas as crianças do Brasil deveriam estar matriculadas em escolas e ter acesso à saúde", cobra Ramos.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ (adaptado).
TEXTO 3:
O casamento infantil é considerado um fenômeno complexo, que acarreta vulnerabilidades para as meninas e intensifica as desigualdades de gênero. “Elas, geralmente, têm dificuldades para continuar na escola, abandonando os estudos. Enfrentam uma agenda de trabalho doméstico e responsabilidades maior que suas capacidades física e emocional. Podem também estar mais expostas aos diversos tipos de violência por parte de parceiros, além de passarem por dificuldades para negociar o uso de preservativo e planejar suas gravidezes e o espaço entre elas”, resume a gerente técnica de gênero e incidência política da Plan International Brasil, Viviana Santiago.
Dados mostram que o fenômeno impacta mais o gênero feminino que o masculino. Em 2010, foram 22.849 meninos de dez a 14 anos casados, contra 65.709 meninas na mesma faixa etária. Na faixa de 15 a 17 anos, foram 78.997 meninos e 488.381 meninas. Outros destaques são a idade marital de 9,1 anos a mais para os homens e o fato das uniões informais serem mais comuns quando envolvem homens adultos e meninas.
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/coluna/redacao-para-o-enem-e-vestibular/proposta-de-redacao-o-casamento-infantil-no-seculo-xxi/
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04