As diferentes faces do riso
O sorriso é uma característica universal dos indivíduos que pode servir ser usado como crítica, forma de resistência ou expressar sentimentos.

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 3 de Dezembro de 2024Considerando os textos de apoio abaixo e também outras informações que julgar pertinente, escreva uma dissertação em prosa na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: As diferentes faces do riso. Lembre-se que sua redação deve ser redigida com letra legível de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Dê um título ao seu texto.
TEXTO 1:
Por que rimos? Ninguém sabe. O riso tem uma qualidade universal: todas as culturas têm seus contadores de piadas. E, mesmo que a piada tenha graça só para uma cultura, as pessoas reagem sempre da mesma forma. Não importa se a língua é completamente diferente, se a pessoa é da Mongólia, um aborígene australiano ou um índio tupi, o riso é sempre muito parecido, uma reação física a um estímulo mental.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1008200806.htm (adaptado).
TEXTO 2:
Para compreender o riso, impõe-se colocá-lo no seu ambiente natural, que é a sociedade; impõe-se sobretudo determinar-lhe a função útil, que é uma função social (…). O riso deve corresponder a certas exigências da vida comum. O riso deve ter uma significação social.
Disponível em: https://cirurgioesdaalegria.org.br/storage/app/uploads/public/5c4/85e/491/5c485e491cbc8055860610.pdf (adaptado).
TEXTO 3:
Estudado com lupa há séculos, por todas as disciplinas, o riso esconde seu mistério. Alternadamente agressivo, sarcástico, escarnecedor, amigável, sardônico, angélico, tomando as formas da ironia, do humor, do burlesco, do grotesco, ele é multiforme, ambivalente, ambíguo. Pode expressar tanto a alegria pura quanto o triunfo maldoso, o orgulho ou a simpatia. É isso que faz sua riqueza e fascinação ou, às vezes, seu caráter inquietante.
Disponível em: Georges Minois. História do riso e do escárnio.
TEXTO 4:
Talvez o exemplo mais destacado de artista com um uso constante do sorriso ao longo de sua produção seja Yue Minjun, integrante do chamado Realismo Cínico chinês, que constantemente se auto-retrato com sorrisos especialmente exagerados, oculta é, na verdade, uma profunda crítica política e social do país onde vive.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/verne/2020-06-17/por-que-tao-pouca-gente-sorri-nas-obras-de-arte.html (adaptado).
TEXTO 5:
Rir é um ato de resistência.
Paulo Gustavo, ator
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04