Barreiras sociais para a garantia da saúde bucal dos brasileiros

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Barreiras sociais para a garantia da saúde bucal dos brasileiros’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO I

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, quatro a cada dez brasileiros perdem todos os dentes depois dos 60 anos. O país que tem mais dentistas no mundo é também o país dos banguelas. Na terra em que ricos pagam o preço de um apartamento para colocarem facetas reluzentes, milhões de pessoas ainda praticam métodos da Idade Média para lidar com a dor. Nesse mundo de abismos, a questão dentária é chave para compreender a desigualdade social e a pobreza no Brasil.

Disponível em: https://theintercept.com

TEXTO II

                                                           Seção II
                                                           SAÚDE
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Disponível em: http://conselho.saude.gov.br

TEXTO III

        46% dos brasileiros consideram difícil o acesso ao dentista
Metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 dentes e 80% dos idosos têm menos de 20, de acordo com pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), que se embasou em um levantamento sobre a Saúde Bucal no Brasil, publicado pelo Ministério da Saúde. O Conselho Federal de Odontologia apurou que 46% dos brasileiros consideram que é difícil o acesso ao dentista, 20% não costumam ir ao consultório dentário por falta de condições financeiras, sobretudo, as classes mais baixas.

Disponível em: https://exame.abril.com.br

TEXTO IV

Disponível em: http://dentistanasescolas.blogspot.com

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.