Caminhos para combater o assédio moral no Brasil

De acordo com a lei brasileira, o assédio é crime quando praticado por superior hierárquico ou ascendente. Há duas do ato: o constrangimento da vítima ou a prática de atos constrangedores.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater o assédio moral no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: http://gilmaronline.blogspot.com/2017/01/charge-assedio-moral.html

TEXTO 2:

Disponível em: https://www.caminhosdoemprego.com/2015/08/assedio-no-trabalho-infografico.html

TEXTO 3:

Você sabe o que é assédio moral?

O assédio moral define-se pela repetição de um comportamento abusivo que atenta contra a dignidade psíquico-emocional do ser humano, estamos nos referindo a constante exposição do trabalhador a situações humilhantes, desmoralizantes e desestabilizadoras, todas essas são capazes de ocasionar danos permanentes à saúde mental da vítima, assim como desmoralizá-la em seu ambiente de trabalho. Essa pressão ocorre justamente para que haja a exclusão do funcionário no ambiente de trabalho, por que assim para o trabalhador a situação pode tornar-se tão desconfortável e insuportável de tal forma que o trabalhador sente-se forçado a pedir demissão. Geralmente o assediador não está preocupado com o bem estar do funcionário, os mesmo utilizam o poder hierárquico para diminuir seu subordinado, sendo capaz de usar pessoas em seu benefício, para manipulá-las até que alcance seu objetivo. Imagine a seguinte situação: O chefe ordena uma tarefa ao seu funcionário, com instruções confusas, pouco esclarecidas e com um prazo rápido para que o seu funcionário cumpra a tarefa. A partir daí quando o funcionário começa a assumir a tarefa que lhe foi dada, o mesmo sente dificuldades e não entrega como deveria e com isso ele é humilhado pelo chefe. Ou seja, o chefe agiu de má fé, para prejudicar o funcionário.

Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/assedio-moral-no-trabalho-o-que-fazer-nessas-situacoes/ (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.