Caminhos para combater o assédio moral no Brasil
Temas quentes

Caminhos para combater o assédio moral no Brasil

De acordo com a lei brasileira, o assédio é crime quando praticado por superior hierárquico ou ascendente. Há duas do ato: o constrangimento da vítima ou a prática de atos constrangedores.

Caminhos para combater o assédio moral no Brasil

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 11 de Julho de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater o assédio moral no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: http://gilmaronline.blogspot.com/2017/01/charge-assedio-moral.html

TEXTO 2:

Disponível em: https://www.caminhosdoemprego.com/2015/08/assedio-no-trabalho-infografico.html

TEXTO 3:

Você sabe o que é assédio moral?

O assédio moral define-se pela repetição de um comportamento abusivo que atenta contra a dignidade psíquico-emocional do ser humano, estamos nos referindo a constante exposição do trabalhador a situações humilhantes, desmoralizantes e desestabilizadoras, todas essas são capazes de ocasionar danos permanentes à saúde mental da vítima, assim como desmoralizá-la em seu ambiente de trabalho. Essa pressão ocorre justamente para que haja a exclusão do funcionário no ambiente de trabalho, por que assim para o trabalhador a situação pode tornar-se tão desconfortável e insuportável de tal forma que o trabalhador sente-se forçado a pedir demissão. Geralmente o assediador não está preocupado com o bem estar do funcionário, os mesmo utilizam o poder hierárquico para diminuir seu subordinado, sendo capaz de usar pessoas em seu benefício, para manipulá-las até que alcance seu objetivo. Imagine a seguinte situação: O chefe ordena uma tarefa ao seu funcionário, com instruções confusas, pouco esclarecidas e com um prazo rápido para que o seu funcionário cumpra a tarefa. A partir daí quando o funcionário começa a assumir a tarefa que lhe foi dada, o mesmo sente dificuldades e não entrega como deveria e com isso ele é humilhado pelo chefe. Ou seja, o chefe agiu de má fé, para prejudicar o funcionário.

Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/assedio-moral-no-trabalho-o-que-fazer-nessas-situacoes/ (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04