Caminhos para superar o racismo no esporte na contemporaneidade
O racismo no esporte são quaisquer práticas racistas, como xingamento ou sinais realizados tanto dentro de campo quanto na arquibancada durante os jogos.
![Caminhos para superar o racismo no esporte na contemporaneidade](/_next/image/?url=https%3A%2F%2Fconteudo.coredacao.com%2Fcontent%2Fimages%2F2024%2F06%2F2.png&w=3840&q=75)
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 20 de Setembro de 2022A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Caminhos para superar o racismo no esporte na contemporaneidade’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
![](https://coredacao.imgix.net/content/images/2021/01/racismo--nao-port_r933oy2.jpg)
Disponível em: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/quatro-linhas/post/ate-quandoracismo.html
TEXTO 2:
Lideranças do movimento negro fazem ato para ressignificar o 13 de maio por Redação Manifestação neste sábado 11, em homenagem ao dia da abolição da escravatura, reforçará reinvindicações de políticas públicas para a população negra oprimida nas periferias A UNE-Afro Brasil, organização que promove cursinhos comunitários para jovens negros e pobres nas periferias da cidade de São Paulo, promove neste sábado 11 uma oficina de atualidades. Nela, se pretende discutir temas latentes acerca das questões educacionais e étnico-racionais no Brasil. O evento acontece em homenagem ao 13 de maio, dia da abolição da escravatura. "Buscamos ressignificar esse 13 de maio, não como o dia da abolição da escravatura, mas como um momento de reinvindicação e de denúncia pela abolição inacabada. Apesar do fim da escravidão, a cidadania continua a ser renegada ao povo negro", diz Douglas Belchior, do Conselho Geral – Uneafro.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/liderancas-do-movimento-negro-pretendem-ressignificar-o-13-de-maio/ (adaptado).
TEXTO 3:
Casos de racismo crescem no esporte brasileiro e atingem maior índice em cinco anos Observatório da Discriminação Racial registrou 47 casos no Brasil até novembro. Depois que foi chamado de "macaco" pelos irmãos Adrierre e Natan Siqueira da Silva e recebeu uma cusparada no rosto, o segurança Fábio Coutinho não queria contar para ninguém. (...) As dificuldades de Fábio estão mesmo inseridas em um contexto mais amplo: o aumento dos casos de injúria racial no esporte brasileiro em 2019. O Observatório da Discriminação Racial, entidade dedicada a pesquisar e discutir o tema, registrou 47 casos no País até novembro. O número representa um crescimento de 6,8% em relação ao ano passado, quando foram registradas 44 ocorrências. Os casos de 2019 representam a maior marca nos últimos cinco anos. "Um dos maiores erros é enxergar cada caso como uma novidade. Todos estão inseridos em um contexto que exige preocupação e atitude", explica Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.
Disponível em: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/2019/12/01/noticia_futebol_nacional,3487108/casos-de-racismo-crescem-no-esporte-brasileiro-e-atingem-maior-indice.shtml (adaptado).
TEXTO 4:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B_p9SBcK0oQ
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04