De nada adianta decorar regras gramaticais ou saber escrever bons textos se você não conhece a estrutura da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Eu sei que essa parte toda de ler edital é muito cansativa, mas você não consegue fazer a receita de brigadeiro sem os ingredientes, certo?
Por isso, vamos dividir essa apostila em duas partes: na primeira, você vai ver os ingredientes necessários para fazer a redação do ENEM, ou seja, as competências; e na segunda, o modo de preparo, ou melhor, a estrutura necessária para fazer uma redação na prática.
Você pode, na redação do ENEM, conseguir até 1000 pontos. Esses pontos são distribuídos em 5 competências, que são critérios que valem 200 pontos cada.

Logo: 200 + 200 + 200 + 200 + 200 = 1000!
As competências são os ingredientes necessários para sua receita dar certo. Vamos falar sobre cada um deles separadamente!
Competência 1

Nesse critério é avaliado se você cumpre direitinho as regras gramaticais - ortografia, acentuação, concordância, etc - e se consegue escrever um texto formal. Tá, mas o que quer dizer norma culta?
Dominar a norma culta significa mostrar que sabe que a língua pode ser usada em diferentes contextos e que, na redação do ENEM, você precisa escrever um texto formal, organizado em parágrafos e tal. É diferente do blocão de mensagem que você manda pro seu migo no whatsapp, sabe?
Por isso, se liga em duas dicas para escrever textos mais formais: não use marcas de oralidade como "aí", "né", "tipo" e lembre-se, mesmo que na redação do ENEM você precise mostrar sua opinião sobre o assunto, não escreva jamais "eu acho que" ou "na minha opinião".
Competência 2

A competência 2 avalia bastante coisa, então vamos por partes. Na redação do ENEM você deve mostrar que sabe conhecimento de outras áreas. Ok que você está fazendo prova de redação e ok que seu conhecimento de história vai ser avaliado na prova de ciências humanas: você precisa trazer pro seu texto pelo menos uma informação de conhecimentos que você aprendeu na escola ou na vida - e aqui vale filmes, séries, músicas, vídeos, etc.
Se tudo der errado e você não lembrar de nada, - nem uma citaçãozinha que você decorou do Bauman - use os dados dos textos de apoio. Vai por mim, é melhor usar eles do que escrever seu texto sem nenhum.
Conversaremos sobre a segunda parte - texto dissertativo-argumentativo - daqui a pouco. Aguarde, pequeno gafanhoto.
Competência 3

O terceiro critério avalia sua argumentação: nessa apostila esse assunto será mais aprofundado, mas é importante que você já saiba que argumentar é fundamental para a defesa do seu ponto de vista.
Não adianta dizer que as escolas brasileiras são de má qualidade sem explicar a razão delas serem. "Porque sim" aqui meu amigo não é resposta.
Por isso, sempre que você afirmar algo e utilizar como argumento, cite um dado estatístico - ou outro repertório - para fortalecer sua argumentação.
Exemplo: é possível relacionar o fato das escolas serem de péssima qualidade à pesquisa realizada pelo Inep entre 2014 e 2018 que afirmou que mais de 1 milhão de alunos matriculados saíram das escolas.
Competência 4

A quarta competência avalia a quantidade de conectivos que você conhece e utiliza na redação. Eles são muitos, mais do que você imagina: "mas", "e", "isso", "porque", "porém", "também", "assim", "logo", "onde", etc.
Você deve estar pensando: ah, mas eu já uso isso e nem percebo! Provavelmente você já usa mesmo, mas existem alguns conectivos mais complexos como o "embora", "visto que" e "além disso", por exemplo, que podem também ser utilizados no início dos parágrafos.
Lembre-se dessa dica: os conectivos devem aparecer no início dos seus parágrafos e dentro do texto também!
Competência 5

O último critério, mas não menos importante! Sempre que você quiser fazer a proposta com pressa de terminar logo, lembre que essa é uma das competências mais fáceis de conseguir 200 pontos. Não vacila!
Todo tema da redação do ENEM é um problema e, claro, esse critério significa que VOCÊ que deve oferecer uma saída pra resolver essa questão. Não fuja dessa responsabilidade, pequeno brasileiro: quanto mais detalhada for a proposta que você escrever, mais pontos você garantirá!
Tenha em mente que você precisa deixar claro quem vai fazer a ação, como ela será feita, para que ela será feita e que ação é essa. Depois disso, escolha um desses quatro tópicos que eu citei e detalhe mais ele.
Por exemplo: como resolver o problema da pia que está sempre cheia de louça?
- Ação (o que vai ser feito): lavar os pratos
- Agente (quem vai fazer): todos os moradores da casa
- Modo (como a ação será feita): depois de cada refeição, cada um vai até a pia para lavar o que sujou
- Finalidade (para que essa ação será feita): trabalhar o senso de responsabilidade e coletividade
- Detalhamento (da finalidade): evitar problemas ainda maiores.
Viu como não é tão difícil? Agora relaxa, bebe uma água e respira antes de se jogar na Parte 2!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04