Como o governo pode se planejar para o enfrentamento de pandemias?

Segundo o Ministério da Economia, a pandemia do coronavírus vai aumentou a pobreza, o desemprego e a falência de empresas. É preciso amenizar esse cenário.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como o governo pode se planejar para o enfrentamento de pandemias?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: John Hopkins University & Medicine.

TEXTO 2:

Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica. Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, outras podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br (adaptado).

TEXTO 3:

Desde o fim de janeiro de 2020, o serviço do Ministério da Saúde que combate a disseminação de notícias falsas já refutou dezenas de mentiras que circulam na internet sobre o novo coronavírus. Entre textos, imagens e vídeos, chama a atenção a quantidade de recomendações erradas para prevenir a doença, de uísque a vitamina D. A velocidade da dispersão de informações equivocadas e
sem comprovação científica sobre o vírus preocupa especialistas. No início de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou uma nota de repúdio a respeito de um vídeo distribuído via Whatsapp que citava a injeção de vitamina D em doses altas como estratégia preventiva ao novo coronavírus. Altas dosagens dessa vitamina podem ser prejudiciais à saúde.

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br  (adaptado).

TEXTO 4:

Ao longo das últimas décadas, avaliações científicas do risco de pandemia se tornaram assunto sério. E ficou claro em todas elas que nossa sociedade segue despreparada. E o pior é que o risco não vem do bioterrorismo – e sim da civilização industrial. Em 2006, o Departamento de Segurança Nacional dos EUA lançou um guia de prontidão pandêmica que dizia que “o risco crescente de uma pandemia mundial de influenza oferece diversas consequências devastadoras em potencial para infraestruturas críticas nos EUA”. O texto era uma referência ao risco de proliferação do vírus Influenza (H5N1), causador da chamada gripe aviária. “Uma pandemia reduzirá drasticamente o número de trabalhadores em todos os setores”, continua o comunicado, “o que interromperia significativamente o movimento de pessoas e bens, ameaçando serviços e operações primordiais.”

Disponível em: https://www.vice.com (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.