Formas de promover uma agricultura sustentável no século XXI

A agricultura no Brasil gera cerca de um terço da economia do país, graças a nosso ambiente favorável para plantio e criação. É importante promover formas para torna-la mais sustentável para todos.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Formas de promover uma agricultura sustentável no século XXI’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO I

Diante da expansão do modo de produção capitalista durante a revolução industrial, criou-se a necessidade de levar o mesmo modelo industrial das linhas de produção e da produção em escala ao campo. A demanda por matéria-prima para sustentar a indústria levou os países industrializados a propor uma revolução verde no campo. A agricultura tradicional, que priorizava a utilização intensiva dos recursos naturais e da mão-de-obra direta, praticada em pequenas propriedades e destinada à subsistência da família camponesa, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, iniciou um processo de declínio. E, na década de 1960, passou a perder espaço para uma nova agricultura chamada ‘moderna’, que se caracterizou pelo vasto uso de insumos externos, utilização de máquinas pesadas, mau manejo do solo, uso de adubação química e biocidas.

Disponível em: https://medium.com

TEXTO II

Disponível em: https://g1.globo.com

TEXTO III

Ainda restrita a uma minoria de produtores com maior acesso a crédito, tecnologias e assistência técnica personalizada, a agricultura sustentável tem se mostrado benéfica não apenas para o planeta, mas também para o bolso do agricultor, reduzindo custos e elevando a produtividade. Além dos ganhos de produtividade, outros atributos têm levado os produtores a adotarem boas práticas no campo. Entre eles, estão o pagamento de bônus, um valor a mais que o mercado paga para o produto que é feito de forma orgânica ou com base em práticas sustentáveis. Outro nicho que tem estimulado os produtores é a conquista de mercados mais exigentes e engajados em causas ambientais, como a União Europeia.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br

TEXTO IV

Agricultura sustentável é a alternativa para a promoção do progresso e bem-estar no meio rural, garantindo melhores condições de vida para a população e a utilização racional e ambientalmente correta dos recursos renováveis e não renováveis. Nos últimos anos, a integração dessa agricultura aos setores industrial e de serviços visa agregar valor aos produtos e atender às exigências crescentes dos consumidores.

O desafio da agricultura sustentável: alternativas viáveis para o sul da Bahia (adaptado)

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM!

Receba correções detalhadas da sua redação, estude com nosso curso exclusivo, acesse temas quentes (apostas para o ENEM 2020) e muito mais