Impactos das redes sociais no comportamento consumista dos brasileiros

De acordo com a MindMiners, 54% dos consumidores segue os perfis das suas marcas preferidas nas redes sociais.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos das redes sociais no comportamento consumista dos brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.pinterest.at

TEXTO 2:

As redes sociais passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas a partir dos anos 2000. Atualmente, elas são utilizadas não apenas para comunicação individual, mas também por organizações, que visualizam nessas mídias uma forma de se aproximarem dos seus consumidores.

Disponível em: http://www.abepro.org.br (adaptado).

TEXTO 3:

Poucas semanas antes de viajar para a Irlanda com o marido, Visage Vijay, de 37 anos, precisa decidir se vai fazer uma aquisição importante durante as férias. Ela está refletindo se está disposta a pagar US$ 3 mil (três mil dólares) em sua primeira bolsa Chanel, após ter visto amigos e celebridades usando o acessório em fotos no Instagram. “Eu tenho essa ideia fixa de ter uma bolsa Chanel, é algo que eu provavelmente vou ter de fazer em breve”, afirmou.

Disponível em: https://www.bbc.com (adaptado).

TEXTO 4:

Apesar de a maioria dos brasileiros reconhecer a importância do consumo consciente, poucos vêm adotando práticas mais responsáveis no dia a dia. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizada em todas as capitais do país, que entrevistou consumidores maiores de idade, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais. De acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de “consumidores em transição”, isto é, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado. Os pouco ou nada conscientes somam 14% do total de entrevistados, enquanto apenas 31% podem ser considerados consumidores, realmente, conscientes.

Disponível em: https://economia.ig.com.br (adaptado).

TEXTO 5:

As mídias alcançaram um lugar dominante no dia a dia das pessoas, criando demandas e orientando costumes, incluindo em seu papel a divulgação de produtos, desempenhando a função de criar hábitos, modos de viver e de pensar. Pode-se falar em uma “revolução” causada pela internet, tal a transformação radical nos processos de comunicação que ela provoca.

Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.