Implicações na evolução da inteligência artificial no século XXI

O Facebook divulgou que vai combater “memes de ódio” usando inteligência artificial. A empresa dá exemplo de como esse instrumento deve ser usado para o bem.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Implicações na evolução da inteligência artificial no século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.dcc.fc.up.pt/~ines/aulas/1617/IA/IA.html

TEXTO 2:

Mais de 2,4 milhões de robôs industriais estão operando em fábricas em todo o mundo, de acordo com dados da Federação Internacional de Robótica (IFR), que prevê um crescimento de vendas de dois dígitos de 2020 a 2022. Atualmente, a maioria dos robôs realiza trabalhos repetitivos em grandes fábricas, produzindo carros, eletrônicos e metal. Esses braços industriais gigantes há muito são poderosos e precisos, mas carecem de adaptabilidade. No entanto, agora, os avanços em inteligência artificial, juntamente com a tecnologia de visão aprimorada e os melhores dispositivos para manuseio, estão abrindo novos mercados. Para substituir os humanos neste mercado em crescimento, os robôs precisam ser capazes de reconhecer e segurar todos os tipos de itens diferentes.

Disponível em: https://www.bbc.com (adaptado).

TEXTO 3:

A inteligência artificial está presente em aplicações diversas, nas mais variadas indústrias. Na área de segurança ou militar, por exemplo, agências como o FBI contam com programas robustos de reconhecimento facial e biométrico — o que permite a identificação de suspeitos ou criminosos em multidões por meio de câmeras de vigilância, por exemplo.

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br (adaptado).

TEXTO 4:

A Tailândia passou a utilizar em seus hospitais o “Ninja”, um robô médico, para lutar contra a pandemia do novo coronavírus, em 2020. Os robôs têm a missão de detectar as pessoas afetadas pela Covid-19, tratar os pacientes e proteger os funcionários dos hospitais. Quatro hospitais já receberam um “Ninja” e em breve outros 10 receberão um exemplar. Os robôs, concebidos para ajudar no cuidado de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), foram desviados de sua missão inicial e destinados a lutar contra a pandemia que já matou milhares pessoas no mundo.

Disponível em: https://istoe.com.br (adaptado).

TEXTO 5:

Armas autônomas capazes de atacar um alvo sem necessidade de intervenção humana; sistemas de análise de comportamentos capazes de influenciar o voto da sociedade; veículos sem motorista, vulneráveis a serem hackeados para causar um acidente. A inteligência artificial, além de representar uma grande oportunidade para a humanidade, traz consigo uma série de riscos. Como disse em 2017 o físico britânico Stephen Hawking, “pode ser o melhor ou o pior que já aconteceu à raça humana”. Os especialistas nesse campo preveem que haverá quem tente fazer um mau uso dessa ferramenta. Mas seria o caso de deixar de usar essa tecnologia
por causa disso?

Disponível em: https://brasil.elpais.com (adaptado)

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.