Incentivo ao turismo no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Incentivo ao turismo no Brasil’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO I

O Brasil é repleto de belos destinos turísticos prontos para serem visitados, mas uma parcela significativa da população ainda não teve a oportunidade de descobrir seu próprio país. A conclusão é resultado de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo que identificou que 44,4% dos brasileiros nunca viajou a turismo pelo país.

Disponível em: http://www.turismo.gov.br

TEXTO II

O Museu Nacional teve menos visitantes em 2017 do que o número de brasileiros que visitou o Museu do Louvre no mesmo ano. O Museu Nacional registrou 192 mil visitantes em 2017. No mesmo período, 289 mil brasileiros passaram pelo Louvre, em Paris, na França, uma das principais instituições de arte do mundo. Localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o Museu Nacional fica abrigado no Palácio de São Cristóvão, que foi gravemente atingido pelas chamas em 2 de setembro de 2018.

Disponível em: https://www.bbc.com

TEXTO III

   Brasil tem potencial turístico rico, mas desperdiçado por problemas estruturais, revela ranking internacional
O Brasil tem os patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta, mas seu potencial turístico é limitado por deficiências em segurança, infraestrutura, mão de obra e outros fatores. Essa é a conclusão do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) - numa lista de 136 países, o Brasil aparece em primeiro lugar em potencial de recursos naturais, mas perde competitividade em quase todos os outros 13 itens listados. No ranking geral, fica na 27ª posição. Na avaliação do órgão, o Brasil também tem recursos culturais “muito fortes”, que incluem desde patrimônios a eventos esportivos e de entretenimento, e desenvolveu uma estrutura turística relativamente boa, mas peca em vários outros quesitos.

Disponível em: https://www.bbc.com

TEXTO IV

Textos na imagem:
Continue vivendo experiências incríveis no nosso país. Viaje. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 acabaram, mas os brasileiros podem viver ainda momentos mais espetaculares no nosso país. Divulgue nossos destinos e mostre como viajar pelo Brasil pode ser inesquecível.

Disponível em: http://www.turismo.gov.br

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.