Influência das mídias sociais
Fuvest

Influência das mídias sociais

Pratique para a prova da FUVEST com esse tema selecionado e prepare-se para o grande dia.

Influência das mídias sociais

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 28 de Dezembro de 2022

Considerando os textos de apoio abaixo e também outras informações que julgar pertinente, escreva uma dissertação em prosa na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: influência das mídias sociais. Lembre-se que sua redação deve ser redigida com letra legível de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Dê um título ao seu texto.

TEXTO 1:

Camila Coelho, Felipe Neto, Boca Rosa, Kéfera, Diva depressão, Mari Maria… Você já deve ter ouvido alguns desses nomes, eles têm milhões de seguidores nas redes sociais, tudo que postam é curtido, comentado e compartilhado por milhares de pessoas.

Eles têm um poder, o poder da influência.

Se antes éramos influenciados apenas por celebridades e artistas da mídia tradicional, hoje com a popularização das redes sociais, pessoas comuns conseguem conquistar a mente e o coração de uma determinada audiência através de conteúdo de valor. Os segmentos são diversos e vão desde tutoriais de maquiagens até dicas de culinária.

Os influenciadores digitais têm cada vez mais alcance, para se ter uma ideia, investir em determinados influencers pode ter um impacto tão grande quanto investir em um filme publicitário de 30 segundos no horário nobre. Isso acontece porque o brasileiro passa muito tempo conectado, segundo pesquisas realizadas pelo Hootsuite e We Are Social, nós costumamos passar em média nove horas e quatorze minutos online.

Se estivermos online nas redes sociais, somos impactados pelo conteúdo postado e, consequentemente, somos influenciados. Uma prova disso é que grandes marcas como Seda e Salon Line, por exemplo, criam estratégias de marketing em torno de influenciadores e conseguem um grande retorno dos seus consumidores [...]

Disponível em: https://ipanemacomunicacao.com.br/o-poder-da-influencia-na-era-das-redes-sociais/ (adaptado).

TEXTO 2:

Não dá para negar que a transformação digital mudou a forma de pensar e agir na sociedade. E nesse ponto, não estamos apenas falando das interações entre pessoas, mas da maneira como nos relacionamos com as próprias marcas e empresas. O rompimento das relações unilaterais levantou muitas questões sobre a liberdade de expressão e empoderamento.

As redes sociais deram voz aos usuários e retiraram as opiniões do anonimato. Se você compra um produto e recebe com defeito, pode expor sua opinião na internet, caso não seja atendido, por exemplo. Quem nunca fez isso que publique o primeiro post! Jogue a primeira pedra!

Mas não se trata apenas de postar reclamações ou elogios. A influência das redes sociais no comportamento das pessoas também alterou o consumo da informação. Se por um lado, o uso da internet é importante para estreitar relacionamentos, por outro foi responsável pela criação de diversas síndromes.

O acesso à tecnologia está prematuro, por isso é natural que crianças se tornem dependentes, antes de pronunciarem a primeira palavra.

Isso mostra que ficar quase quatro horas pode parecer uma ação inofensiva, mas ainda desperta comportamentos nas redes sociais de estresse e ansiedade, dependendo da situação psicológica de cada indivíduo. Mas nem tudo são notícias ruins. A possibilidade de compartilhar informação em tempo real, expor opiniões, criar movimentos sociais são benefícios que não podem passar despercebidos, sem citar as vantagens relacionadas ao uso profissional.

Estamos todos conectados.

Disponível em: https://casadeimagem.com/as-redes-sociais-promoveram-mudancas-no-comportamento-da-sociedade/ (adaptado).

TEXTO 3:

Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/mindflow/o-influencer-como-corpo-docil/

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Conheça o método que garante 900+ na redação

Não dependa de modelos de redação prontos. Aprenda a escrever uma redação nota 1000 com o método que eu usei para ser aprovada na UFRJ.

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04