O debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil
Temas quentes

O debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil

Com a proliferação da Covid-19 e a necessidade de isolamento, a implementação da telemedicina foi urgente e útil. Porém, esse assunto causa muitas controvérsias.

O debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 25 de Setembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/fotos/quadrinhos,frank-e-ernest,1091191

TEXTO 2:

O que é telemedicina?

A telemedicina – uma área da telessaúde – é uma especialidade médica que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde, o que ocorre por meio de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Este intercâmbio de informações acontece através da internet, em plataformas online para acesso pelo computador, celular ou tablet, que garantem alta velocidade no acolhimento.

Um importante suporte para a medicina tradicional, a telemedicina surgiu graças à evolução do conhecimento científico e ao aprimoramento dos recursos tecnológicos, levando a locais distantes o apoio de profissionais qualificados, de forma rápida, descomplicada e eficiente. Ela pode, ainda, monitorar as condições de saúde do indivíduo de forma remota e intervir quando detectar que algo está errado, antes de ser muito tarde.

A telemedicina tem o grande potencial de melhorar o atendimento em saúde no país, pois facilita os processos ao colocar um maior número de pessoas em contato com a saúde de forma online e bem estruturada, conectadas a profissionais capacitados para esse tipo de assistência.

Ao contrário dos que muitos pensam, a telemedicina não é uma inimiga da medicina tradicional, já que vem, na verdade, para aprimorá-la, e não a substituir, afinal, ela representa um avanço tecnológico na área médica e de saúde, a qual continua dependendo do lado humano.

Disponível em: https://brasiltelemedicina.com.br/artigo/o-que-e-telemedicina-como-funciona-e-quais-os-beneficios/#:~:text=A telemedicina – uma área da,hospitais e profissionais da saúde. (adaptado).

TEXTO 3:

Médicos de Campinas atendem cardiopatas do AM por telemedicina

Tão distante e tão perto dos corações dos amazonenses: médicos campineiros participam voluntariamente de uma força-tarefa formada por profissionais de todo o Brasil, que atendem por telemedicina

Médicos de Campinas participam voluntariamente de uma força-tarefa formada por profissionais de todo o Brasil que está atendendo pacientes do Amazonas por telemedicina, a pedido da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O Estado, especialmente a capital Manaus, vive atualmente uma emergência sanitária por causa da pandemia de covid-19. A preocupação dos especialistas é oferecer suporte aos cardiopatas, que constituem um grupo de risco frente à doença. A iniciativa é denominada de SOS Coração Amazonas.

Na consulta a distância, os médicos voluntários avaliam os pacientes, fazem o telediagnóstico e, quando necessário, emitem receitas, usando certificado digital. Outro serviço prestado é a teleorientação, um tipo de consulta mais dirigida, voltada principalmente aos pacientes que têm vínculos com seus médicos, além do telemonitoramento, que pode ser útil no acompanhamento de hipertensos e portadores de insuficiência cardíaca.

Disponível em: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2021/02/campinas_e_rmc/1061527-medicos-de-campinas-atendem-remotamente-cardiopatas-do-am.html#

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04