O desaparecimento de pessoas em questão no Brasil

O desaparecimento de pessoas é um fato grave e recorrente. De acordo com o Ministério Público de São Paulo somente no Estado foram noticiados mais de 20 mil casos.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O desaparecimento de pessoas em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://projetoummilhar.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Desap.jpg

TEXTO 2:

Disponível em: https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2019/06/09/700x470/1_desaparecidosvale-11496836.jpg

TEXTO 3:

Quando uma criança desaparece, as possibilidades do que pode ter acontecido são inúmeras: fuga, rapto, crime, pedofilia, prostituição e tráfico são algumas delas. Não há estatísticas globais sobre o desaparecimento de crianças; no entanto, vários países divulgam anualmente o número de desaparecimentos comunicados às autoridades. Na África e na Ásia, porém, esses dados são praticamente inexistentes. Em seu relatório sobre tráfico de crianças, a UNICEF afirma que a maioria dos casos ocorre nestes continentes. É o caso de Togo, onde uma em cada oito crianças é vendida para fora do país.

Disponível em: https://www.bonde.com.br/comportamento/em-dia/dia-da-crianca-desaparecida-videos-mostram-com-e-facil-roubar-uma-crianca-369572.html (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.