O problema do preconceito contra portadores de Síndrome de Down no Brasil

21 de março foi escolhido pela ONU como o Dia internacional da Síndrome de Down para conscientizar a população e integrar esse grupo na sociedade.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O problema do preconceito contra os portadores de Síndrome de Down no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://twitter.com

TEXTO 2:

A presença de um terceiro cromossomo 21 no DNA, que traz as informações genéticas, caracteriza a Síndrome de Down. A condição pode gerar déficits no desenvolvimento intelectual, especificamente, nos atrasos no campo da aquisição da linguagem, da cognição e comunicação, no desenvolvimento motor e na estatura, relacionados ao crescimento e ganho de peso. No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, que faz alusão à trissomia do cromossomo 21. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discutição de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.

Disponível em: https://www.unasus.gov.br (adaptado).

TEXTO 3:

Grande parte da nossa vida se dá na escola e muitos pensam que, por apresentarem um desenvolvimento intelectual tardio, as crianças com Síndrome de Down devem ser integradas em escolas especiais. Porém, poucos sabem que não é bem assim. Pesquisas recentes mostraram que crianças com Síndrome de Down se desenvolvem melhor ao estudarem em escolas regulares, justamente por se sentirem iguais às outras e receberem os mesmos desafios propostos.

Disponível em: http://www.incluo.com.br (adaptado).

TEXTO 4:

Se qualquer um de nós quer um mundo mais justo, humano e sustentável em todas as esferas, tem que começar olhando para si mesmo e buscado livrar-se dos seus preconceitos, das suas opiniões pré-estabelecidas e desprovidas de fundamentos
reais. Interessar-se pelo outro, exercitar a empatia (colocar-se no lugar do próximo), e permitir dividir o seu espaço e o seu tempo com alguém diferente
de você, pode parecer algo simples, mas isso é o início da desintoxicação do preconceito.

Disponível em: http://www.movimentodown.org.br (adaptado)

TEXTO 5:

Hoje, no mundo inteiro, a cada minuto, nascem 18 bebês com problemas de formação. A Síndrome de Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência: 91%. No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, já tenhamos uma população de portadores da Síndrome de Down que esteja perto de 300 mil pessoas. A maioria, claro, é carente.

Disponível em: http://www.projetodown.org.br (adaptado).

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.