Os desafios no combate à xenofobia no século XXI
O problema da xenofobia - o ódio ao estrangeiro - persiste na sociedade, seja nos discursos de Hitler ou nas charges do Charlie Hebdo. É preciso discutir sobre esse impasse.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 30 de Julho de 2023A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios no combate à xenofobia no século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
Deixar a terra natal para fugir de conflitos ou de perseguições. Essa é a condição que torna um cidadão de qualquer parte do mundo em um refugiado. Quem enfrenta essas questões e decide encarar deslocamento também se vê diante do desafio de se adaptar aos modos de vida na nova casa. O refugiado sírio Amr Houdaifa, jornalista e advogado por formação, está no Brasil há dois anos e precisou improvisar uma atuação no ramo da panificação e da culinária típica de seu país.
Ele e o irmão têm uma fábrica de pães em Curitiba (PR) que vem dando conta do sustento, mas ele mantém o foco de atuar novamente na área da comunicação. “Quero voltar à época da caneta e da câmera”, diz Houdaifa, que enfrenta a restrição do mercado brasileiro, principalmente por conta do idioma, embora já se comunique muito bem.
Fonte: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Para-fugir-da-guerra-refugiados-enfrentam-desemprego-e-xenofobia/5/38321 (adaptado).
TEXTO 2:
Fonte: https://www.humorpolitico.com.br/admin/xenofobia-de-ontem-e-de-hoje/
TEXTO 3:
O semanário satírico francês Charlie Hebdo virou alvo de outra polêmica nesta semana. Desta vez, a publicação foi criticada por uma charge sobre a morte de Aylan Kurdi, menino sírio morto afogado em setembro de 2015 em uma praia turca.
A manchete questiona: "Migrantes: no que teria se transformado o pequeno Aylan se tivesse crescido?"A ilustração, assinada pelo editor Laurent Sourisseau, mais conhecido como Riss, mostra um homem correndo atrás de uma mulher. A manchete questiona: "Migrantes: no que teria se transformado o pequeno Aylan se tivesse crescido?".
A resposta vem em seguida, com a legenda: "Apalpador de bundas na Alemanha", em referência às agressões sexuais registradas no país na noite de Ano Novo. Grande parte dos suspeitos seriam refugiados.
Fonte: https://www.encurtador.com.br/fknSV (adaptado).
TEXTO 4:
Xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito e religião diferente. A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do endogrupo em relação ao exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04