Os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho brasileiro
Temas quentes

Os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho brasileiro

A tecnologia tem como objetivo oferecer eficiência em processos, isto é, produzir mais em menos tempo. Mas isso também pode ser maléfico, pois pode provocar o desemprego.

Os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho brasileiro

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 22 de Maio de 2023

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho brasileiro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.facebook.com/grupotechnikbr/photos/a.672179049912880/925197931277656/?type=3

TEXTO 2:

O desemprego estrutural é consequência das mudanças estruturais na economia, tais como mudanças nas tecnologias de produção ou nos padrões de demanda dos consumidores (uma vez que a mudança de gostos pode tornar obsoletas certas profissões). No tocante às mudanças tecnológicas, basta pensarmos como exemplo uma montadora de veículos que, ao promover a automatização de sua produção, dispensa inúmeros trabalhadores agora desnecessários diante da capacidade de montagem de robôs. Com relação à mudança no padrão da demanda dos consumidores, isso se explicaria ao se pensar na antiga profissão do técnico em consertar máquinas de escrever - equipamento absolutamente obsoleto –, o qual perderia sua função na era da informática sem uma reciclagem profissional.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/diferentes-tipos-desemprego.htm (adaptado).

TEXTO 3:

O Brasil enfrenta uma grande onda de desocupação. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, somam-se 13,1 milhões de pessoas desempregadas no País. O professor Wilson Amorim, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), explica que as pessoas participantes do cálculo são aquelas em idade de trabalhar e que possuem interesse em exercer alguma função, no entanto, não conseguem vagas.
Além do período de sazonalidade, em que há mais indivíduos desempregados, a crise econômica que se instaurou no País em 2014 intensificou esse cenário que perdura até hoje. Como efeito da desocupação, tem-se o empobrecimento das famílias e, consequentemente, a procura de jovens por serviços, o que os afasta dos estudos e prejudica a educação brasileira.
Há dois tipos de desemprego: estrutural e conjuntural. O primeiro se refere ao maior número de indivíduos procurando emprego em comparação com a baixa quantidade de vagas ofertadas. O segundo está relacionado ao momento econômico ao qual o País está submetido. O Brasil está passando por um misto de ambas as categorias.

Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/taxa-de-desocupacao-no-brasil-ultrapassa-13-milhoes-de-pessoas/ (adaptado).

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Ainda dá tempo de garantir seu 900+

Curso fácil e direto ao ponto, correções detalhadas com marcações no texto e comentários por competência, e muito mais.

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04