Os problemas da universalização do saneamento básico no Brasil
Embora muitos brasileiros possuam acesso à água e saneamento básico de qualidade, alguns ainda sofrem com a falta desse elemento tão fundamental para a saúde humana.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 13 de Agosto de 2023A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os problemas da universalização do saneamento básico no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
Disponível em: SIH/SUS
TEXTO 2:
Saneamento básico no Brasil hoje:
Estudos estimam que seriam necessários 500 bilhões de reais em investimentos para que o saneamento chegasse a toda a população;
15 mil mortes e 350 mil internações ocorrem por ano em decorrência da falta de saneamento básico;
104 milhões de pessoas (quase metade da população) não têm acesso à coleta de esgoto;
35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável.
Disponível em: https://aguasustentavel.org.br/publicacoes/blog/62-senado-aprova-novo-marco-legal-do-saneamento-basico-confira-os-principais-pontos (adaptado).
TEXTO 3:
Disponível em: https://umbrasil.com/charges/charge-26-12-2018/
TEXTO 4:
Por que não se investe mais em saneamento básico no Brasil?
O saneamento básico no Brasil é um direito garantido pela Constituição, A Lei nº 11.445 de janeiro de 2017, também conhecida como Lei Nacional do Saneamento Básico estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento. Dentre as orientações previstas, a universalização deste serviço público para a população brasileira é assegurada juridicamente. Apesar de ser um direito garantido por lei, informações trazidas pelo Instituto Trata Brasil, apontam que apenas 50.3% da população brasileira possuía integral acesso à coleta devida do esgoto. Este percentual significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam métodos alternativos (como descarte em fossas ou rios) para lidar com a questão dos dejetos. O instituto Trata Brasil estimou em 2016, ainda, que mais da metade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) – programa governamental de tratamento de esgoto e fornecimento de água – estavam abandonadas em todo país. E não por falta de recursos: foram destinadas a estas obras cerca de R$ 22 bilhões. Sabemos de toda conjuntura do saneamento básico no Brasil, diversas organizações e veículos de comunicação criam frequentes hipóteses dos motivos pelos quais o governo não dá maior expressão para obras de saneamento básico.
Disponível em: https://www.politize.com.br/saneamento-basico-no-brasil/#:~:text=O impacto obtido por conta,em locais impróprios para descarte. (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04