Os riscos do uso do celular ao volante na sociedade brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Os riscos do uso do celular ao volante na sociedade brasileira’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO I

Não é novidade que há um grande risco em acessar um aplicativo ou dar aquela rolada em seu feed de notícias enquanto dirige, mas números divulgados recentemente comprovam quão inseguras são essas ações. De acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil.

Disponível em: https://revistaautoesporte.globo.com

TEXTO II

Disponível em: https://acontecendoaqui.com.br

TEXTO III

    Celular no trânsito mata 150 pessoas por dia no Brasil, mesmo com o viva-voz
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular no volante é a terceira maior causa de morte no trânsito no Brasil, perdendo apenas para o excesso de velocidade e motoristas embriagados. As estatísticas são alarmantes: cerca de 150 pessoas morrem por dia, vítimas de motoristas desatentos devido ao uso do celular. Isso equivale a cerca de 54 mil óbitos por ano.

Disponível em: https://www.terra.com.br

TEXTO IV

                   Gravar ‘stories’ ao dirigir gera multa gravíssima
Na era da hiperconexão, em que as pessoas estão mais on do que offline, filmar o dia a dia, como se estivessem em um reality show, está cada vez mais comum, mas quando isso acontece em pleno trânsito é preciso tomar cuidado. No Instagram e no Facebook, as publicações de motoristas nos Stories são diárias. As pessoas se filmam enquanto estão saindo de casa, no caminho para o trabalho, e quando voltam. Muitas vezes, essa filmagem é feita pelo motorista com o carro em movimento. Em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito, 1.140 motoristas foram autuados usando o celular enquanto dirigiam só de janeiro a outubro de 2018. Dentre essas infrações, estão aquelas pessoas que gravam vídeos e postam nas redes sociais enquanto dirigem. Desrespeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de pesar no bolso, pode ocasionar acidentes graves e até fatais.

Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.