As citações são muito importantes para a redação do ENEM, mas você sabe por quê? Se você têm dúvidas ao colocar citações na redação ou não sabe a diferença entre citação direta e indireta esse artigo é para você!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 2 de Outubro de 2022Para descobrir, precisamos analisar a Competência 2. Ela avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Aplicar conceitos de áreas de conhecimento está diretamente ligado ao uso do repertório sociocultural. Esse repertório precisa ter três características: ser legitimado, pertinente e produtivo. Repertório podem ser conceitos aprendidos na escola como da história, matemática, física ou química, dados estatísticos ou citações.
Você sabe fazer citações corretamente?Aqui você vai aprender ou melhorar ainda mais!
O primeiro passo para fazer uma excelente citação na redação é estar seguro com relação à frase e principalmente ao autor. Se você não tem certeza de quem disse aquela frase, não use.
De fato, os corretores não possuem a obrigação de checar se a frase é realmente do autor, mas caso você erre feio e o corretor perceba, isso pode prejudicar sua nota.
E o mais importante: a citação precisa ter coerência com o assunto, ou seja, se relacionar com o tema.
De nada adianta decorar várias citações e querer colocar todas na hora de produzir seu texto.
Não peque pelo excesso! O interessante é que o repertório sociocultural seja diversificado, ou seja, faça citações, comente sobre dados estatísticos, compare com conhecimentos que você já tem ou com algum filme que você assistiu.
Para que a citação seja válida é preciso que ela tenha sido dita por alguém legitimado na sociedade, ou seja, uma figura aceitável para a maior parte da sociedade ou alguém que é autoridade no assunto.
Veja alguns exemplos:
Presidente da República: "Nós somos a mudança que procuramos.” – Barack Obama.
Autoridades Religiosas: "Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!" – Papa Francisco.
Ativistas importantes: "Algumas coisas sempre parecem impossíveis até que sejam realizadas." – Nelson Mandela
Existem dois tipos de citações: a citação direta e a citação indireta.
É quando a fala do autor é reproduzida de forma exata, sem nenhuma mudança. Por exemplo: De acordo com Heráclito, "Nada é permanente salvo a mudança."
Note que, ao citar uma fala, é preciso colocar as aspas no início e colocá-las novamente ao final.
Já a citação indireta é quando a fala do autor é parafraseada, ou seja, é interpretada usando outras palavras, mas mantendo seu sentido original. Por exemplo: Conforme afirmou o filósofo Heráclito, nada é permanente, somente a mudança.
Perceba que a citação indireta não necessita de aspas!
Último passo, mas não menos importante: é preciso que sua redação seja produtiva, ou seja, que você relacione a frase que citou ao que você está desenvolvendo na redação.
Para se inspirar, veja abaixo um exemplo de estrutura de citação para não errar mais:
Agora que você sabe tudo sobre como fazer uma citação, que tal começar a praticar nas redações?
Assine um de nossos planos e aproveite nossas correções!
Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!
coRedação
Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04