5 dicas para fazer citações perfeitas na redação do ENEM

As citações são muito importantes para a redação do ENEM, mas você sabe por quê? Se você têm dúvidas ao colocar citações na redação ou não sabe a diferença entre citação direta e indireta esse artigo é para você!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 11 de Junho de 2020

Para descobrir, precisamos analisar a Competência 2. Ela avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Aplicar conceitos de áreas de conhecimento está diretamente ligado ao uso do repertório sociocultural. Esse repertório precisa ter três características: ser legitimado, pertinente e produtivo. Repertório podem ser conceitos aprendidos na escola como da história, matemática, física ou química, dados estatísticos ou citações.

Você sabe fazer citações corretamente?Aqui você vai aprender ou melhorar ainda mais!

Esteja seguro

O primeiro passo para fazer uma excelente citação na redação é estar seguro com relação à frase e principalmente ao autor. Se você não tem certeza de quem disse aquela frase, não use.

De fato, os corretores não possuem a obrigação de checar se a frase é realmente do autor, mas caso você erre feio e o corretor perceba, isso pode prejudicar sua nota.

E o mais importante: a citação precisa ter coerência com o assunto, ou seja, se relacionar com o tema.

Não exagere!

De nada adianta decorar várias citações e querer colocar todas na hora de produzir seu texto.

Não peque pelo excesso! O interessante é que o repertório sociocultural seja diversificado, ou seja, faça citações, comente sobre dados estatísticos, compare com conhecimentos que você já tem ou com algum filme que você assistiu.

Não coloque frases de qualquer pessoa

Para que a citação seja válida é preciso que ela tenha sido dita por alguém legitimado na sociedade, ou seja, uma figura aceitável para a maior parte da sociedade ou alguém que é autoridade no assunto.

Veja alguns exemplos:

Presidente da República: "Nós somos a mudança que procuramos.” – Barack Obama.

Autoridades Religiosas: "Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!" – Papa Francisco.

Ativistas importantes: "Algumas coisas sempre parecem impossíveis até que sejam realizadas." – Nelson Mandela

Como fazer citação na redação?

Existem dois tipos de citações: a citação direta e a citação indireta.

Citação direta:

É quando a fala do autor é reproduzida de forma exata, sem nenhuma mudança. Por exemplo: De acordo com Heráclito, "Nada é permanente salvo a mudança."

Note que, ao citar uma fala, é preciso colocar as aspas no início e colocá-las novamente ao final.

Citação indireta:

Já a citação indireta é quando a fala do autor é parafraseada, ou seja, é interpretada usando outras palavras, mas mantendo seu sentido original. Por exemplo: Conforme afirmou o filósofo Heráclito, nada é permanente, somente a mudança.

Perceba que a citação indireta não necessita de aspas!

Torne sua citação produtiva!

Último passo, mas não menos importante: é preciso que sua redação seja produtiva, ou seja, que você relacione a frase que citou ao que você está desenvolvendo na redação.

Para se inspirar, veja abaixo um exemplo de estrutura de citação para não errar mais:

Consoante à + CITAÇÃO + produtividade

Agora que você sabe tudo sobre como fazer uma citação, que tal começar a praticar nas redações?

Assine um de nossos planos e aproveite nossas correções!

Produza a redação perfeita na redação do ENEM

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.