5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2 do ENEM
Competências

5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2 do ENEM

A Redação do ENEM é corrigida com base em 5 competências. Entre elas, a Competência 2 é uma das mais complexas e mais importantes. Neste artigo você encontrará um check list com tudo o que precisa para conseguir nota máxima e tirar todas as suas dúvidas!

5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2 do ENEM

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 1 de Outubro de 2022

A correção da redação do ENEM é baseada em 5 competências, que possuem a pontuação máxima de 200 pontos cada. Com isso, você pode garantir até 1000 pontos em seu texto.

Para conseguir gabaritar a Competência 2 e chegar mais perto de concretizar seu sonho, aqui você encontrará 5 passos rumo à nota 1000!

A competência 2 avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Como diversas habilidades são exigidas nesta única competência, abaixo você verá todo esse conteúdo de forma esmiuçada. Vamos lá?

Conheça melhor a Competência 1
O segredo para conseguir a nota máxima na Competência 3
Saiba mais sobre a Competência 4 da Redação do ENEM
Passo a passo para garantir 200 pontos na Competência 5

1.Compreenda bem o tema proposto

Todos os temas das últimas edições da redação foram apresentados por meio de frases, que expressam uma problemática da sociedade vivida atualmente. Demonstrar que entendeu o tema está diretamente ligado a capacidade de falar sobre ele em sua totalidade para não tangenciá-lo.

Por exemplo: no ENEM 2019 a frase tema era Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Era necessário que o candidato problematizasse o fato do acesso ao cinema ser democrático ou não. Aqueles que falaram apenas sobre as pessoas irem ao cinema ou não tangenciou o tema.

Portanto, tenha atenção para não tangenciar o tema - falar apenas sobre um aspecto apontado na frase - ou pior ainda, fugir totalmente da temática proposta.

2. Demonstre autoridade

É fundamental que você use desse espaço em que alguém está disposto a ler o que você escreveu para ser claro com relação ao seu ponto de vista. Desde o primeiro parágrafo do seu texto deixe evidente qual é a sua opinião sobre determinado assunto e defenda-a até a última linha.

Seja incisivo na defesa de suas ideias para fortalecer ainda mais sua argumentação!

3. Traga conhecimento de outras áreas

A competência 2, além de avaliar se você entendeu a proposta e desenvolveu o tema de forma correta também avalia seus conhecimentos acerca de outras áreas de conhecimento, ou seja, seu repertório sociocultural.

Logo, é importantíssimo contextualizar um filme, série ou livro ao tema abordado. Entretanto, não se esqueça: seu repertório deve ser legitimado, (apresentar qualidade e ser reconhecido perante boa parte da sociedade) pertinente (relacionado ao tema em questão) e produtivo (aplicado para aquele assunto discutido no texto).

4. Pensar fora da caixa

Durante a escrita da sua redação, é muito importante que você seja original e autêntico. Portanto, não copie informações das outras provas ou trecho dos textos motivadores. O ideal é que você utilize informações para além das oferecidas nos textos de apoio, mas isso não significa que elas não podem, sob nenhuma hipótese, ser utilizadas: você pode e deve. Mas procure pensar fora da caixa!

Não invente informações ou dados, pois pode ser que você seja penalizado por isso.

5. Obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa

O último - mas não menos importante - passo é conhecer a tipologia textual exigida na prova de redação do ENEM e saber aplicá-la. Muitos candidatos escrevem bem, mas não conhecem a estrutura exigida e não conseguem uma boa pontuação pelo seu texto.

A redação dissertativa-argumentativa necessita apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão; além disso, deve possuir o posicionamento do candidato frente ao problema e a defesa do mesmo com a utilização de argumentos adequados.

Curtiu? Fica ligado no nosso blog para acompanhar mais dicas importantíssimas para que sua redação seja perfeita!

Conheça melhor a Competência 1
O segredo para conseguir a nota máxima na Competência 3
Saiba mais sobre a Competência 4 da Redação do ENEM
Passo a passo para garantir 200 pontos na Competência 5

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04