5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2 do ENEM

A Redação do ENEM é corrigida com base em 5 competências. Entre elas, a Competência 2 é uma das mais complexas e mais importantes. Neste artigo você encontrará um check list com tudo o que precisa para conseguir nota máxima e tirar todas as suas dúvidas!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 09 de Abril de 2020

A correção da redação do ENEM é baseada em 5 competências, que possuem a pontuação máxima de 200 pontos cada. Com isso, você pode garantir até 1000 pontos em seu texto.

Para conseguir gabaritar a Competência 2 e chegar mais perto de concretizar seu sonho, aqui você encontrará 5 passos rumo à nota 1000!

A competência 2 avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Como diversas habilidades são exigidas nesta única competência, abaixo você verá todo esse conteúdo de forma esmiuçada. Vamos lá?

1.Compreenda bem o tema proposto

Todos os temas das últimas edições da redação foram apresentados por meio de frases, que expressam uma problemática da sociedade vivida atualmente. Demonstrar que entendeu o tema está diretamente ligado a capacidade de falar sobre ele em sua totalidade para não tangenciá-lo.

Por exemplo: no ENEM 2019 a frase tema era Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Era necessário que o candidato problematizasse o fato do acesso ao cinema ser democrático ou não. Aqueles que falaram apenas sobre as pessoas irem ao cinema ou não tangenciou o tema.

Portanto, tenha atenção para não tangenciar o tema - falar apenas sobre um aspecto apontado na frase - ou pior ainda, fugir totalmente da temática proposta.

2. Demonstre autoridade

É fundamental que você use desse espaço em que alguém está disposto a ler o que você escreveu para ser claro com relação ao seu ponto de vista. Desde o primeiro parágrafo do seu texto deixe evidente qual é a sua opinião sobre determinado assunto e defenda-a até a última linha.

Seja incisivo na defesa de suas ideias para fortalecer ainda mais sua argumentação!

3. Traga conhecimento de outras áreas

A competência 2, além de avaliar se você entendeu a proposta e desenvolveu o tema de forma correta também avalia seus conhecimentos acerca de outras áreas de conhecimento, ou seja, seu repertório sociocultural.

Logo, é importantíssimo contextualizar um filme, série ou livro ao tema abordado. Entretanto, não se esqueça: seu repertório deve ser legitimado, (apresentar qualidade e ser reconhecido perante boa parte da sociedade) pertinente (relacionado ao tema em questão) e produtivo (aplicado para aquele assunto discutido no texto).

4. Pensar fora da caixa

Durante a escrita da sua redação, é muito importante que você seja original e autêntico. Portanto, não copie informações das outras provas ou trecho dos textos motivadores. O ideal é que você utilize informações para além das oferecidas nos textos de apoio, mas isso não significa que elas não podem, sob nenhuma hipótese, ser utilizadas: você pode e deve. Mas procure pensar fora da caixa!

Não invente informações ou dados, pois pode ser que você seja penalizado por isso.

5. Obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa

O último - mas não menos importante - passo é conhecer a tipologia textual exigida na prova de redação do ENEM e saber aplicá-la. Muitos candidatos escrevem bem, mas não conhecem a estrutura exigida e não conseguem uma boa pontuação pelo seu texto.

A redação dissertativa-argumentativa necessita apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão; além disso, deve possuir o posicionamento do candidato frente ao problema e a defesa do mesmo com a utilização de argumentos adequados.

Curtiu? Fica ligado no nosso blog para acompanhar mais dicas importantíssimas para que sua redação seja perfeita!

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.