Usar repertório sociocultural na redação é importante para ver sua nota decolar! Aqui você encontrará o que precisa ter um repertório perfeito!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 1 de Outubro de 2022E aí, vestibulando, beleza?
Você sabia que o uso de repertório sociocultural na redação faz toda a diferença para garantir mais de 900 pontos na nota? Isso porque a Competência 2 avalia se você possui conhecimento de outras áreas para escrever o tema, ou seja, se usa o ilustríssimo repertório.
Mas não basta apenas colocar um conhecimento de outra área no texto não! É preciso usar de forma correta para garantir todos os pontos e correr pro abraço!
Por isso, hoje você vai conhecer os tipos de repertório existentes, aprender como usá-los na redação e ainda conferir dicas de como conseguir mais repertórios no seu dia a dia. Vamos nessa?
Se quiser você pode assistir ao vídeo disponível no youtube sobre esse conteúdo abaixo:
O uso de repertórios socioculturais na redação é fundamental, já que eles vão te ajudar a sustentar a discussão sobre o assunto, fortalecer seu argumento e justificar a defesa do seu ponto de vista.
Ele é avaliado na Competência 2, que analisa se o candidato entende a proposta de redação colocada e se ele aplica conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos do texto dissertativo-argumentativo.
Viu? O repertório é peça-chave para contextualizar sua redação! Logo, usar repertório mostra que você sabe usar o que aprendeu ao longo da vida no texto, ou seja, sabe transformar um limão em limonada!
Agora que você já sabe os benefícios de usar repertório no texto, chegou a hora de conhecer os tipos de repertório sociocultural que existem.
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe uma única maneira de apresentar o repertório na redação. Essa informação acaba causando confusão na cabeça dos alunos, já que existem repertórios históricos, filosóficos, literários, geográficos, matemáticos, cinematográficos, culturais e etc.
É possível ainda fazer citações de filósofos, usar dados estatísticos ou alusões históricas, citar filmes, séries, livros e até matérias escolares específicas (como as Leis de Newton da Física). O único cuidado que você precisa na hora de escolher o repertório é em usar conhecimentos que se relacionam com o tema.
Para garantir todos os pontos relacionados ao repertório, ele ter essas 3 características:
Essa é a dúvida de muitos vestibulandos! Na verdade, você pode usá-lo onde você quiser, mas os objetivos dele em cada parágrafo do texto são diferentes. Veja só:
Na introdução, o repertório é ótimo para apresentar o tema e em muitas redações nota mil ele é usado para contextualizar o assunto já nas primeiras linhas do texto.
Já no desenvolvimento, o repertório é excelente para fortalecer seu ponto de vista. Te aconselho a usar em cada argumento um repertório, não esquecendo de relacionar essas duas informações, hein?
Por fim, na conclusão é importante deixar claro a necessidade de resolver o problema usando o mesmo repertório da introdução. Não use novos repertórios aqui, pois você não terá espaço para desenvolvê-los e pode perder pontos na Competência 2.
Agora que você sabe como usar o repertório de forma adequada na redação, que tal algumas dicas para conseguir mais repertórios no seu dia a dia?
Quem disse que não dá pra aprender relaxando? Aproveite seu momento de descanso para assistir documentários, filmes e séries, sempre pensando como você poderia relacionar o assunto discutido ali com algum tema.
Sabe aquela série famosa que todo mundo está comentando? Será que ela não possui algum traço da realidade que pode ser usado na sua redação?
Uma das formas de aumentar a quantidade de repertório sociocultural é lendo muito: livros, notícias, reportagens, entrevistas, etc. Isso é importante não só para ter conhecimento de outras áreas, mas também para estar por dentro das discussões da atualidade!
É legal também conhecer bons autores (como Paulo Freire) e aprender mais sobre a história de vida deles através de biografias.
Falar com pessoas que possuem pensamentos diferentes ou assistir debates é uma ótima maneira de conseguir repertório para a redação. Assim, você enxergar outros pontos de vista pelo olhar de outra pessoa que você nunca pensou antes.
Além disso, você pode conversar com a família e os amigos sobre diversos assuntos para exercitar a escuta e a fala de opiniões diferentes da sua de forma saudável.
Procure observar todas as informações que você recebe do mundo com olhar crítico. Seja um observador e reflita sempre sobre tudo, seja um post do Instagram ou uma notícia do jornal da TV.
E principalmente: busque repertórios em áreas que te agradam e estejam dentro da sua rotina. Lembre-se que todo tipo de repertório é válido se ele tiver relação com o tema!
Se você gosta muito de assistir filmes, então invista nisso! Você verá o mundo de outra forma e encontrará muito material legal e útil!
Até a próxima!
Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!
coRedação
Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04