Como escrever a introdução da redação - Guia completo

Introdução, desenvolvimento e conclusão são elementos importantes para a redação do ENEM. Neste guia você vai encontrar informações para escrever introduções impecáveis!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 14 de Janeiro de 2020

O parágrafo de introdução é importantíssimo para sua redação, já que ele é a porta de entrada do texto e é capaz de causar impressões no leitor, boas ou ruins.

Muita gente trava e não sabe como começar a escrever. Isso não é diferente no ENEM, visto que é uma prova em que os candidatos estão muito pressionados. Já imaginou se, ao se deparar com o tema, você não souber escrever nada sobre o assunto?

Nesse momento tenso você pode se sentir desesperado e o nervosismo pode até te prejudicar.

Por isso, hoje você vai aprender como fazer uma introdução de respeito independente do tema. Vamos?

Sumário do artigo

Introdução impecável

Para escrever uma introdução excelente, é preciso pensar no corretor do ENEM. Durante a correção das redações, esses professores corrigem dezenas de redações por horas; como as provas são corrigidas on-line, eles passam muito tempo sentados de frente a tela do computador.

Se você facilita o trabalho exaustivo do seu corretor e escreve um parágrafo de introdução impecável, é menos provável que ele cometa equívocos gerados pelo cansaço e te penalize por isso.

Use conectivos

É fundamental que você utilize conectivos - conhecidos também como operadores argumentativos - não só em seu parágrafo de introdução, mas também durante todo o texto.

Além deles serem essenciais para a Competência 4, os operadores argumentativos tornam seu texto mais coerente e coeso.

Repita a frase tema

Todos os temas das últimas edições do ENEM possui núcleos temáticos, ou seja, subtemas que fazem toda diferença na compreensão do problema. Por exemplo: muita gente interpretou que a frase tema do ENEM 2019 fosse sobre "cinema", mas esse era apenas um núcleo temático da frase; "democratização" também era outro termo importante que devia ser considerado, pois dava outro sentido ao tema.

Por isso, além de ler com atenção a frase tema, a repita na introdução! Essa atitude vai tirar das suas costas – e das costas do corretor – a possibilidade de tangenciamento o tema.

O ENEM é conhecido por trazer em seus temas problemas que estão no cotidiano brasileiro. Portanto, afirmar que o tema é um problema também é importante; e mais: enfatizar que é uma questão que precisa ser resolvida. Isso mostra que você, que faz parte dessa realidade, está preocupado em encontrar soluções para resolver a questão.

Você deve ser claro e objetivo, já que a sua redação só poderá ter, no máximo, 30 linhas.

Foque na tese

Não se esqueça de apresentar sua tese logo no primeiro parágrafo, ou seja, qual será o ponto de vista que você defenderá ao longo de sua redação. Lembre-se: da primeira a última linha do seu texto você precisa ser coerente e defender sua causa até o fim.

O ideal é que você pense na introdução como um roteiro que deve ter de 5 à 6 linhas. Dessa forma, você não produz parágrafos muito longos, mostra pro corretor que você tem projeto de texto e garante pontos na Competência 2.

Contextualize

É muito interessante que você mostre logo no início seus conhecimentos interculturais.

Trazer informações de outras áreas de conhecimento – da história, das artes, da biologia, do cinema, da filosofia, etc - ou citar uma autoridade é importante pode servir como repertório, que também é avaliado na Competência 2.

Cite seus argumentos

Agora que você citou a frase tema, escreveu sua tese e contextualizou o assunto, é hora de citar os argumentos que você vai desenvolver durante seu texto.

Na introdução, é fundamental que você exponha seus argumentos de forma resumida. Ao fazer isso você demonstra que possui organização textual.

Tome cuidado, pois uma vez que você apresentou essa informação no parágrafo inicial, você deve desenvolvê-la em algum momento do texto. Logo, o assunto precisa aparecer novamente.

Atenção para não cometer erros óbvios!

Não assuma que o corretor já sabe nenhuma informação! Pode parecer banal, mas como já foi mencionado aqui, o corretor corrige dezenas de redações por hora e provavelmente não vai pesquisar assuntos que você não desenvolveu.

Além disso, cuidado para não escrever um parágrafo frasal, ou seja, um bloco único de texto que só tem um ponto final. Utilize os elementos de coesão adequados e faça mais pausas para errar menos!

Agora que você já possui todas as dicas para arrasar na sua introdução, que tal aprender mais sobre o desenvolvimento e a conclusão?

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.