Como começar uma conclusão da redação do ENEM

A Redação do ENEM exige que o candidato escreva o texto dissertativo-argumentativo, que possui introdução, desenvolvimento e conclusão. Neste artigo você encontrará tudo o que precisa para desenvolver uma conclusão incrível!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 20 de Maio de 2020

Para ser aprovado na universidade dos sonhos, é preciso que você - dentre outros caminhos - realize o Exame Nacional do Ensino Médio e escreva um texto dissertativo-argumentativo na redação, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

A redação pode possuir até peso 3 na nota de corte de importantes universidades do país, como a UFRJ.

Por isso, você não pode vacilar e precisa construir uma conclusão para o seu texto impecável. Preparamos um guia completo para que você chegue mais perto do seu sonho. Preparado?

Muitos candidatos possuem a visão de que a conclusão é o momento de resumir tudo o que foi falado durante o texto. Mas essa estratégia pode ser muito prejudicial e te fazer perder até 200 pontos na Competência 5. :(

Na conclusão da redação do ENEM você precisa apresentar uma solução para o problema que foi discutido, e isso é obrigatório. Você vai saber mais detalhes sobre isso no final do post.

Se liga no passo a passo da conclusão:

Use um conectivo no começo da frase

Você já está cansado de saber que é preciso usar conectivos na redação do ENEM e na conclusão não poderia ser diferente. É fundamental que você utilize conectivos inter parágrafos - ou seja, entre um parágrafo e outro - e também intra parágrafos - dentro de cada parágrafo.

Os conectivos que podem usados são:

  • Diante do exposto;
  • Por fim;
  • Logo;
  • Em última análise;
  • Dessa forma;

Retome a problemática

A conclusão do ENEM é o momento de falar novamente sobre o problema que você destacou na introdução.

Ao fazer isso você demonstra que possui um projeto de texto - ou seja, que você pensou e articulou as informações antes de escrever sua redação e não despejou tudo sobre a folha. Possuir um projeto de texto te deixa mais perto dos 200 pontos da Competência 2 da Matriz de correção do ENEM.

Exemplos de frases para inicio da conclusão com conectivos e retomada do problema:

  1. Diante do exposto, é necessário resolver o problema.
  2. Por fim, é preciso que ações sejam realizadas para solucionar o problema.
  3. Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse.
  4. Em última análise, medidas são cabíveis na resolução da questão discutida.
  5. Dessa forma, é conveniente que ações sejam colocadas em prática para resolver o impasse.

Resolva o problema

Agora só falta uma coisa para construir uma conclusão perfeita: propor uma solução para resolver o problema discutido. Lembre-se que apresentar uma proposta não é uma opção e sim uma obrigação!

Sua proposta de solução precisa ser possível de ser realizada, eficiente para resolver o problema e completa, ou seja, possuir todos os elementos necessários, que você conhecerá daqui a pouco.

A proposta de solução possível é aquela em que há a possibilidade de torná-la realidade. Propor que o legislativo crie leis é possível, mas propor que a pessoa X convença o Presidente e solucionar a questão, convencendo-o a mudar de ideia é algo que pode dar certo ou não.

Já a proposta eficiente é aquela que é capaz de resolver o problema abordado, mesmo que seja a curto ou até a longo prazo.

Uma proposta completa é aquela que apresenta todos os elementos previstos na Competência 5 do ENEM (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento de um dos tópicos citados).

Agente

É quem vai fazer a ação e pode ser uma figura (como os Professores) ou um órgão (como o Ministério da Educação);

Ação

É prática e o que vai ser feito em si. Pode ser a fiscalização de leis ou o investimento na construção de hospitais públicos, por exemplo.

Modo

É a maneira como a ação será feita. Por exemplo, o investimento da construção de hospitais pode ser realizado através da destinação de determinados impostos já pagos pela população brasileira.

Finalidade

É o objetivo da ação, ou seja, para que ela deve ser feita. A finalidade na construção de hospitais pode ser reduzir a superlotação dos hospitais já existentes, por exemplo.

Detalhamento

O detalhamento é o comentário  para complementar e explicar um dos tópicos citados. Você pode fazer o detalhamento da ação, do agente, do modo como a ação será feita ou da finalidade da ação. Observe o exemplo abaixo para entender melhor:

Bônus: exemplo de conclusão perfeita!

Por essa você não esperava, né? Se liga no exemplo de conclusão exclusivo sobre o tema Democratização do acesso ao cinema no Brasil do ENEM 2019 para se inspirar e não errar mais a estrutura:

"Logo, medidas são necessárias para solucionar esse impasse. É necessário que o Ministério da Cidadania invista na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres, através do recolhimento e da redistribuição dos impostos para que eles sejam mais acessíveis à população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer. Somente assim o acesso ao cinema será mais democrático para todos e, como disse Gandhi, será possível observar à mudança que queremos ver."

  • Conectivo: "logo"
  • Retomada do problema: "medidas são necessárias para solucionar esse impasse"
  • Agente da proposta de solução: "Ministério da Cidadania"
  • Ação a ser feita: "invista na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres"
  • Modo que ação será feita: "através do recolhimento e da redistribuição dos impostos"
  • Finalidade da proposta: "para que eles (os cinemas) sejam mais acessíveis à população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer"
  • Detalhamento: "assim o acesso ao cinema será mais democrático para todos" (detalhamento da finalidade)
  • Retomada do repertório utilizado na introdução: "como disse Gandhi, será possível observar à mudança que queremos ver."

E, por fim, não se esqueça de retomar, no fim da conclusão, o repertório que você utilizou na introdução - que pode ser a citação de um livro, frase ou evento histórico, para demostrar que você possui projeto de texto.

Gostou desse post? Assine nossa plataforma para ter acesso a dicas imperdíveis como essa!


Produza a redação perfeita na redação do ENEM

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.