Como começar uma conclusão da redação do ENEM
Estrutura

Como começar uma conclusão da redação do ENEM

A Redação do ENEM exige que o candidato escreva o texto dissertativo-argumentativo, que possui introdução, desenvolvimento e conclusão. Neste artigo você encontrará tudo o que precisa para desenvolver uma conclusão incrível!

Como começar uma conclusão da redação do ENEM

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 2 de Outubro de 2022

Para ser aprovado na universidade dos sonhos, é preciso que você - dentre outros caminhos - realize o Exame Nacional do Ensino Médio e escreva um texto dissertativo-argumentativo na redação, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

A redação pode possuir até peso 3 na nota de corte de importantes universidades do país, como a UFRJ.

Por isso, você não pode vacilar e precisa construir uma conclusão para o seu texto impecável. Preparamos um guia completo para que você chegue mais perto do seu sonho. Preparado?

Muitos candidatos possuem a visão de que a conclusão é o momento de resumir tudo o que foi falado durante o texto. Mas essa estratégia pode ser muito prejudicial e te fazer perder até 200 pontos na Competência 5. :(

Na conclusão da redação do ENEM você precisa apresentar uma solução para o problema que foi discutido, e isso é obrigatório. Você vai saber mais detalhes sobre isso no final do post.

Se liga no passo a passo da conclusão:

Use um conectivo no começo da frase

Você já está cansado de saber que é preciso usar conectivos na redação do ENEM e na conclusão não poderia ser diferente. É fundamental que você utilize conectivos inter parágrafos - ou seja, entre um parágrafo e outro - e também intra parágrafos - dentro de cada parágrafo.

Os conectivos que podem usados são:

  • Diante do exposto;
  • Por fim;
  • Logo;
  • Em última análise;
  • Dessa forma;

Retome a problemática

A conclusão do ENEM é o momento de falar novamente sobre o problema que você destacou na introdução.

Ao fazer isso você demonstra que possui um projeto de texto - ou seja, que você pensou e articulou as informações antes de escrever sua redação e não despejou tudo sobre a folha. Possuir um projeto de texto te deixa mais perto dos 200 pontos da Competência 2 da Matriz de correção do ENEM.

Exemplos de frases para inicio da conclusão com conectivos e retomada do problema:

  1. Diante do exposto, é necessário resolver o problema.
  2. Por fim, é preciso que ações sejam realizadas para solucionar o problema.
  3. Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse.
  4. Em última análise, medidas são cabíveis na resolução da questão discutida.
  5. Dessa forma, é conveniente que ações sejam colocadas em prática para resolver o impasse.

Resolva o problema

Agora só falta uma coisa para construir uma conclusão perfeita: propor uma solução para resolver o problema discutido. Lembre-se que apresentar uma proposta não é uma opção e sim uma obrigação!

Sua proposta de solução precisa ser possível de ser realizada, eficiente para resolver o problema e completa, ou seja, possuir todos os elementos necessários, que você conhecerá daqui a pouco.

A proposta de solução possível é aquela em que há a possibilidade de torná-la realidade. Propor que o legislativo crie leis é possível, mas propor que a pessoa X convença o Presidente e solucionar a questão, convencendo-o a mudar de ideia é algo que pode dar certo ou não.

Já a proposta eficiente é aquela que é capaz de resolver o problema abordado, mesmo que seja a curto ou até a longo prazo.

Uma proposta completa é aquela que apresenta todos os elementos previstos na Competência 5 do ENEM (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento de um dos tópicos citados).

Agente

É quem vai fazer a ação e pode ser uma figura (como os Professores) ou um órgão (como o Ministério da Educação);

Ação

É prática e o que vai ser feito em si. Pode ser a fiscalização de leis ou o investimento na construção de hospitais públicos, por exemplo.

Modo

É a maneira como a ação será feita. Por exemplo, o investimento da construção de hospitais pode ser realizado através da destinação de determinados impostos já pagos pela população brasileira.

Finalidade

É o objetivo da ação, ou seja, para que ela deve ser feita. A finalidade na construção de hospitais pode ser reduzir a superlotação dos hospitais já existentes, por exemplo.

Detalhamento

O detalhamento é o comentário  para complementar e explicar um dos tópicos citados. Você pode fazer o detalhamento da ação, do agente, do modo como a ação será feita ou da finalidade da ação. Observe o exemplo abaixo para entender melhor:

Bônus: exemplo de conclusão perfeita!

Por essa você não esperava, né? Se liga no exemplo de conclusão exclusivo sobre o tema Democratização do acesso ao cinema no Brasil do ENEM 2019 para se inspirar e não errar mais a estrutura:

"Logo, medidas são necessárias para solucionar esse impasse. É necessário que o Ministério da Cidadania invista na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres, através do recolhimento e da redistribuição dos impostos para que eles sejam mais acessíveis à população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer. Somente assim o acesso ao cinema será mais democrático para todos e, como disse Gandhi, será possível observar à mudança que queremos ver."

  • Conectivo: "logo"
  • Retomada do problema: "medidas são necessárias para solucionar esse impasse"
  • Agente da proposta de solução: "Ministério da Cidadania"
  • Ação a ser feita: "invista na inauguração e na manutenção de cinemas públicos em regiões pobres"
  • Modo que ação será feita: "através do recolhimento e da redistribuição dos impostos"
  • Finalidade da proposta: "para que eles (os cinemas) sejam mais acessíveis à população carente e garantam o acesso à cultura e ao lazer"
  • Detalhamento: "assim o acesso ao cinema será mais democrático para todos" (detalhamento da finalidade)
  • Retomada do repertório utilizado na introdução: "como disse Gandhi, será possível observar à mudança que queremos ver."

E, por fim, não se esqueça de retomar, no fim da conclusão, o repertório que você utilizou na introdução - que pode ser a citação de um livro, frase ou evento histórico, para demostrar que você possui projeto de texto.

Gostou desse post? Assine nossa plataforma para ter acesso a dicas imperdíveis como essa!


Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04