Tudo o que você precisa saber sobre a Competência 5 do ENEM

A redação do ENEM é corrigida com base na matriz de 5 competências, com habilidades que o corretor espera que você possua. Neste artigo você aprenderá mais sobre a Competência 5, que gera muita dúvida na hora de preparar uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 15 de Abril de 2020

Sabe-se que o ENEM é o principal meio de entrada em universidades públicas e privadas do país. Diversos estudantes prestam o vestibular todos os anos e precisam realizar provas e escrever uma redação.

Esse texto é avaliado a partir de uma matriz de competências, que são 5. Elas possuem a pontuação máxima de 200 pontos, que juntos podem somar 1000 pontos na redação do ENEM.

Neste post você aprenderá tudo o que você deve fazer para que seu sonho se torne realidade!

A competência 5 avalia a capacidade do candidato de elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Parece simples, né? Mas muita gente apresenta muita dificuldade na competência 5. Se esse é seu caso, se liga nas dicas abaixo:

Apresente uma solução para o problema abordado

Você já sabe que a redação do ENEM tem como tema um problema que é vivido na sociedade atual. Portanto, você deve discutir sobre esse problema, apresentar a sua tese - ou seja, seu ponto de vista - e, por fim, solucionar a questão discutida.

Para isso é importante que você proponha medidas que podem ser feitas para minimizar os impactos desse empecilho para o futuro.

É preciso que você proponha uma ação, quem fará essa ação, como ela será desenvolvida e a finalidade, ou seja, o objetivo que se pretende ao realizar esse ato. Sua proposta deve ser o mais detalhada possível!

Respeite os direitos humanos

É importantíssimo que você esteja atento a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada pela ONU, que delimita essas ações. Em resumo, ela garante que todos os seres humanos devem ser respeitados independente do gênero, raça, nacionalidade ou posicionamento político.

Logo, comportamentos de extermínio contra determinado grupo não são tolerados em seu texto e você poderá perder todos os pontos na competência 5 por isso.

Outro ponto que merece destaque é a pena de morte: esse tipo de condenação não é permitida em território brasileiro, por isso sugerir que determinado grupo seja morto é ainda menos aceitável.

Use verbos no modo imperativo

Ao elaborar sua proposta de intervenção é fundamental que você utilize os verbos de comando no imperativo.

Por exemplo: ao invés de dizer que "o governo poderia fiscalizar as leis de forma mais severa" diga: "o governo deve fiscalizar as leis de forma mais severa" ou ainda "é preciso que o governo fiscalize as leis de forma mais severa".

Esse modo verbal evidencia o caráter de ordem e cabe perfeitamente à redação do ENEM, uma vez que demonstra sua preocupação frente a questão.

Demonstre preocupação com o problema

Ainda relacionada a dica acima, é pertinente que você mostre preocupação em resolver o problema discutido. Isso é muito bem visto e pode ser realizado de várias formas, como usando a 3ª pessoa do plural, o nós.

Usar esse recurso demonstra que você, como cidadão brasileiro, deseja que o empecilho discutido seja solucionado. Observe:

  • "É evidente a necessidade de pensarmos em soluções para o problema discutido."
  • "É evidente que se pense em soluções para o problema discutido."

Ambos exemplos estão corretos, mas o segundo apresenta-se menos pessoal que o primeiro. Nesse momento de oferecer ideias para a questão colocada, é muito mais interessante que se use o nós.

Mas atenção: durante o resto do texto esse recurso não é pertinente, portanto use a seu favor!

Não use elementos nulos

Além de discutir sobre o tema e deixar claro que é preciso realizar uma ação, é preciso que o candidato ofereça soluções que são possíveis e que podem gerar impacto na sociedade. Quando as ideias oferecidas não são capazes de propor isso elas são consideradas elementos nulos.

Por exemplo:

  • "É preciso que os brasileiros mudem seus comportamentos para que ocorra mudança."
  • É necessário conscientizar a população através de propagandas na televisão."

Nos dois exemplos listados acima é possível observar a presença de elementos nulos: no primeiro, esperar que a população de um país tão grande como o Brasil mude seu comportamento pode parecer utópico e vago. É preciso restringir ainda mais quem fará a ação e que ação é essa.

Pela mesma razão o segundo exemplo apresenta-se como nulo: esperar que a população se conscientize é vazio, uma vez que esse processo pode demorar anos para acontecer e até mesmo nunca ocorrer.

Portanto, não utilize elementos nulos!

E não perde tempo, assine nossa plataforma e tenha a sua disposição conteúdos exclusivos e a correção completa de seus textos!

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.