Conheça a estrutura da redação ENEM

Na Redação do ENEM é importante conhecer a estrutura de texto solicitada. Conheça essa estrutura e garanta mais de 900 na Redação!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 11 de Dezembro de 2020

O ENEM é um dos principais meios de entrada em universidades públicas e privadas do país. Todos os anos, milhares de candidatos realizam a prova e, entre outras questões, precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo.

Uma das principais dúvidas é com relação à estrutura ideal que o texto deve ter. Se esse é o seu caso, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas!

Vamos lá?

Na Redação do ENEM é sempre solicitado que o candidato escreva um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, que sua redação possua introdução, desenvolvimento e conclusão.

Observe quais características seu texto precisa ter:

Características que sua redação precisa ter

O texto dissertativo-argumentativo é muito solicitado em vestibulares, tanto na redação do ENEM, quanto em diversos concursos. A razão dessa escolha está na possibilidade de avaliar o senso crítico do candidato, ou seja, se ele é capaz de discutir criticamente sobre determinado assunto.

Além disso, é possível avaliar a capacidade do participante de reflexão sobre o problema e articulação de argumentos para defender o ponto de vista escolhido.

Logo, as características do texto dissertativo-argumentativo são:

• necessidade de tese;

• discussão sobre assuntos relevantes;

Os últimos temas da Redação do ENEM possuem uma característica em comum: é sempre a discussão sobre um problema vivido na sociedade atual. Por isso, para começar a construir o texto dissertativo-argumentativo é importante identificar as CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES para o problema abordado.

Vamos analisar o tema da redação do ENEM 2016, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. A causa para o problema em questão pode ser justificada pelo passado escravocrata do Brasil, que comprava escravos vindos da África que possuíam suas próprias religiões e os obrigava a praticar o catolicismo. A consequência disso é a falsa laicidade do Estado, que na verdade mostra-se tolerante com o catolicismo e até o protestantismo, mas preconceituoso com religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé. Uma possível solução para a problemática seria o aumento da pena contra crimes de intolerância religiosa, por exemplo.

Logo, o texto dissertativo-argumentativo é aquele em que o candidato precisa se posicionar diante do problema abordado no tema, defender suas ideias e utilizar argumentos.

Veja agora o que todas as redações nota 1000 das últimas edições têm em comum:

Estrutura da redação do ENEM

Introdução

Na introdução do seu texto você deve apresentar o tema que será discutido ao longo do texto. Também é o momento de defender seu ponto de vista. Para isso, o ideal é que você desenvolva a introdução em apenas 1 parágrafo que tenha em torno de 7 linhas.

Aproveite também para contextualizar o assunto do tema com repertório, que pode ser um evento histórico, a situação em um filme ou o contexto de escrita de um livro. Outra dica válida é citar de forma resumida os argumentos que você vai desenvolver nos próximos parágrafos.

Desenvolvimento

Agora é a hora de defender seu ponto de vista! Para isso, escreva 2 parágrafos argumentativos com cerca de 8 linhas cada - lembre-se que seu texto deve ser argumentativo, logo um argumento apenas torna seu texto fraco.

É importante que, em seus parágrafos de desenvolvimento, você apresente argumentos válidos. Para isso, colete informações que se relacionem com suas ideias, como dados estatísticos, citações ou utilizando-se da comparação com outros países ou épocas históricas diferentes.

Conclusão

A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas. É hora de concluir o tema discutido e sugerir pelo menos uma proposta de intervenção para resolver o problema.

A necessidade de propor soluções para o problema é uma exigência na Redação do ENEM, mas que não existe em outros vestibulares.

Essa proposta precisa ser bem detalhada e dizer quem fará a ação (agente), que ação será feita (ação), como ela será realizada (modo) e qual é o objetivo de fazê-la (finalidade), além do detalhamento de um dos 4 tópicos citados.

Projeto de texto de uma redação ENEM

O projeto da estrutura do texto dissertativo-argumentativo pode ainda ser dividido em 4 etapas:

• TEMA: faz parte do assunto que será discutido ao longo do texto e geralmente é um problema vivido pela sociedade atual;

• TESE: é o ponto de vista que será adotado por você;

• ARGUMENTO: são as reflexões e análises feitas para comprovar determinado ponto de vista;

• PROPOSTA: é a solução apresentada como tentativa de resolver o problema abordado na tese.

Dicas para a estrutura da redação do ENEM

utilize a norma padrão da língua portuguesa e escreva um texto formal, sem marcas de oralidade e gírias;

tenha conhecimento amplo de diversas áreas de conhecimento para construir repertório adequado;

conheça os elementos de coesão e use-os ao longo da sua redação;

defenda seu ponto de vista sobre o problema de forma clara;

construa seus argumentos para convencer o leitor a considerar seu ponto de vista;

sugira mudanças para resolver o problema que sejam possíveis de serem realizadas;

escreva um texto impessoal, ou seja, que não possua frases na primeira pessoa do singular (eu), como "eu acho que isso não é certo" ou "na minha opinião".

Como você pode perceber, a estrutura da redação do ENEM é complexa e exige que você pratique constantemente até que esteja familiarizado com o texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de treinar diversos temas em nossa plataforma!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.