A importância da literatura nordestina na formação da identidade do brasileiro
Escreva agora uma redação sobre a importância da literatura nordestina na formação da identidade do brasileiro

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 20 de Agosto de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A importância da literatura nordestina na formação da identidade do brasileiro”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1
O Cordel como a exaltação da cultura nordestina
Cultura, de acordo com a antropologia, é a compreensão de todos os padrões aprendidos e desenvolvidos pelos seres humanos, sendo diferente em cada local. O Brasil com toda a sua grandeza possui dentro dele vários ‘Brasis’. Cada um apresenta um costume e cultura que são desenvolvidos com suas particularidades.
Entre muitas formas de manifestações artísticas no nordeste, o Cordel é uma das mais conhecidas, pois é caracterizada por ser uma forma da poesia popular. A poetisa cearense Dalinha Catunda ressalta a importância da Literatura de Cordel para o nordeste: “a cultura nordestina através da literatura de Cordel chega nas mais variadas jovens levando nossas tradições, nossa culinária, a música e dança, enfim, propagamos nossos costumes enriquecendo a cultura brasileira”. O poeta potiguar Jadson Lima, completa: “a importância do cordel na cultura nordestina é tão importante quanto nosso corpo tem de beber a água. O cordel é o único gênero literário nordestino e não foi brasileiro. Então, tanto para o nordeste como para o Brasil, o cordel é a peça que faz o engrenagem da nossa cultura rodar”.
Crescida no nordeste brasileiro, a Literatura de Cordel veio para o país com os imigrantes portugueses e passou a ser produzida com características nacionais em meados do século XIX, ganhando espaço nas feiras e atingindo diversas comunidades regionais. O Cordel possui características únicas, com temas diversos e está sempre exaltando e preservando a cultural local em seus versos e estrofes ricos em dialetos, histórias e situações típicas dos moradores. Jadson Lima declara: “o Cordel tem muito mais simplicidade na escrita, tudo muito entendido, embora seja um dos gêneros literários mais complicados de escrever devido suas regras rígidas e severas”.
As histórias contadas nos cordéis são simples situações vividas pelo típico homem do sertão nordestino. O enredo é composto por um problema que afeta o herói. Ele passará por sofrimento, amadurece ao longo do processo e resolve os problemas por meio de sua astúcia. Com a popularização do Cordel, o povo começou a usar a manifestação cultural como forma de se expressar, manifestar e valorizar a cultura nordestina.
Disponível em: https://medium.com/@jessicamenezes/_/o-cordel-como-a-exalta%C3%A7%C3%A3o-da-cultura-nordestina-f5be0214f92b (adaptado).
Texto 2:

Disponível em: https://www.janoticias.com.br/blogs/2020/07/08/1448-literatura-de-cordel-a-importancia-da-cultura-popular-na-escola
Texto 3:
“A literatura é uma das principais formas de expressão cultural do Nordeste. Essa região pode ser descrita como um importante polo da literatura brasileira, tendo em vista que alguns dos mais renomados escritores e escritoras nacionais são oriundos do território nordestino. ‘Entre os maiores literatos da literatura do Nordeste estão:
Jorge Amado (Bahia);
Rachel de Queiroz (Ceará);
Graciliano Ramos (Alagoas);
Ariano Suassuna (Paraíba).”
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/literatura-cultura-nordeste.htm
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04