A lei de execução penal em relação à mulher gestante no sistema prisional
É notória as dificuldades que as mulheres gestantes passam no sistema prisional brasileiro, visto que este foi e ainda é pensado como um espaço masculino.

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 28 de Agosto de 2022Com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos escreva um texto sobre "A lei de execução penal em relação à mulher gestante no sistema prisional" sem esquecer que sua redação deve possuir no mínimo 20 linhas e no máximo 30. Certifique-se de não colocar marcas, assinar, rasurar ou preencher seu nome e nem assinar fora do local apropriado.
TEXTO 1:
Sem condições mínimas para a sobrevivência nos presídios e sem apoio do Estado para a ressocialização, presas vivem cotidiano de horror, como contaram durante audiência na Câmara.
São Paulo – Após repercussão do caso Jéssica Monteiro, detida junto com o filho recém-nascido na carceragem da polícia, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de São Paulo ouviu, nesta terça-feira (27), o seu depoimento e de outras mulheres com passagens pelo sistema penitenciário, que relataram uma série de abusos, violências e violações de direitos.
Jéssica foi detida em suposto flagrante por tráfico de drogas, depois de uma batida da polícia em uma ocupação. Grávida, ela entrou em trabalho de parto, e só foi levada a um hospital após outro detento com formação em enfermagem alertar para alto risco de contaminação, caso desse à luz dentro de uma cela improvisada sem condições mínimas de higiene, como era a vontade das autoridades policiais.
“Vivi num lugar imundo, esperando uma vaga para ir para uma penitenciária. Tive que pedir lençol aos outros presos (homens) para pelo menos poder tampar o banheiro para usar. Não tinha nem chuveiro. Só fui tomar banho na
penitenciária. Para cuidar do bebê, conseguiram um balde de água morna, e eu consegui dar um banho nele, só assim”, relatou Jéssica.
Após o nascimento, ela foi levada de volta à delegacia, e o carcereiro orientou para que contactasse a família, para que o bebê fosse levado. Jéssica resistiu, alegando “a necessidade de amamentar a criança.”
Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/02/mulheres-relatam-atrocidades-e-abandono-no-sistema-prisional/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04