Desafios para a valorização das bibliotecas públicas no Brasil
Escreva agora uma redação sobre os desafios para a valorização das bibliotecas públicas no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 22 de Abril de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Medidas para a redução do sedentarismo na sociedade brasileira", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1
A biblioteca pública é um centro de informação, disponibilizando todo tipo de conhecimento aos seus usuários. Ela é um componente essencial das sociedades do conhecimento, adaptando-se continuamente a novos meios de comunicação para cumprir sua função de fornecer acesso universal a informações. Ela fornece um espaço de acesso público para a produção de conhecimento, compartilhamento e troca de cultura, como também a promoção do engajamento cívico.
Os serviços da biblioteca pública são prestados com base na igualdade de acesso para todos, independentemente de idade, etnia, sexo, religião, nacionalidade, idioma, condição social e qualquer outra característica.
Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6247 (adaptado).
Texto 2
As políticas públicas de incentivo às bibliotecas vêm sofrendo cortes no Brasil. Segundo especialistas da Biblioteconomia e da Educação ouvidos pelo Jornal da USP, esses espaços promovem a divulgação segura de informações, a cultura, a formação educacional das pessoas e a preservação da memória histórica.
Dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o SNBP, sugerem que o Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas entre 2015 e 2020.
Segundo Cibele Araújo, professora do curso de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o tanto de bibliotecas públicas brasileiras fechadas revela um desinvestimento na cultura e na educação. Para a professora, é necessário garantir investimentos e legislações a favor de manter as bibliotecas públicas abertas, conservando seus espaços de união social e a cultura do país: “A gente tem que ter uma pauta de defesa perante os prefeitos, governadores, vereadores e deputados. Investimento na cultura não é custo, é benefício puro para ter uma sociedade mais desenvolvida.”
Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/desmonte-das-bibliotecas-publicas-evidencia-o-desinvestimento-cultural-e-educacional-no-brasil/ (adaptado).
Texto 3

Disponível em: https://www.vicosa.ce.gov.br/informa/1368/dia-nacional-da-biblioteca
Texto 4
Como centros de aprendizagem, cultura e informação mais próximos dos cidadãos, as Bibliotecas Públicas tornaram-se bibliotecas multiculturais, assumindo um compromisso direto com os princípios de acesso igualitário à informação e ao conhecimento, especialmente em comunidades com interesses e culturas diversas. Definir estratégias inovadoras e sensíveis para abordar a realidade cultural do território às diversas necessidades é um dos principais desafios para a consolidação da função inclusiva da biblioteca pública multicultural.
Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/wp-content/uploads/sites/44/2024/01/Estudo-de-Valor_divulgação.pdf (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04