Dica de português: demais ou de mais?
A escrita de palavras com o mesmo som, mas com ortografia diferente gera muitas dúvidas. Se esse é o seu caso, vem tirar todas elas neste artigo!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 22 de Maio de 2024Às vezes, o português pode parecer um labirinto, não é? Com tantas regrinhas, é normal ficar na dúvida sobre algumas coisas.
Uma delas pode ser quando usar "demais" e "de mais". Mas pode ficar tranquilo, porque estou aqui pra te ajudar a descomplicar isso!
Além disso, vale lembrar que entender bem essas diferenças pode te ajudar a ganhar pontos preciosos na competência 1 da redação do ENEM, que avalia seu conhecimento das regras da língua portuguesa.
Então bora entender o uso de cada uma dessas palavras?
Quando usar "demais"
"Demais" é uma palavra só e tem dois usos principais. Pode ser um advérbio de intensidade, quando significa "muito", "excessivamente". Também pode ser usado como pronome indefinido, significando "os outros", "o restante".
Exemplo: "Ele trabalha demais."
Aqui, "demais" significa "muito", mostrando que a pessoa trabalha em excesso.
Quando usar "de mais"
Agora, "de mais" são duas palavras separadas, e a gente usa quando quer dizer "a mais", "além do necessário" ou "além do normal".
Exemplo: "Ele comeu de mais no almoço."
Nesse caso, "de mais" significa "a mais", indicando que a pessoa comeu além do que seria normal.
Agora, ficou mais fácil, não é? Saber bem a diferença entre "demais" e "de mais" é um passo importante para mandar bem no ENEM. Até logo!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04