Dica de português: mais ou mas?
A escrita de palavras com o mesmo som, mas com ortografia diferente gera muitas dúvidas. Se esse é o seu caso, vem tirar todas elas neste artigo!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 22 de Maio de 2024Quem nunca ficou confuso entre usar "mais" ou "mas", que atire a primeira pedra! Pois é, essas palavrinhas podem confundir bastante.
Mas relaxa, porque aqui eu vou explicar direitinho quando usar cada uma delas.
E lembre-se que saber isso é super importante para não perder pontos na competência 1 da redação do ENEM, que avalia seu domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Quando usar "mas"
"Mas" é uma conjunção adversativa, ou seja, serve para ligar ideias que se contrapõem, que são diferentes. Ela é usada quando você quer dizer "porém", "contudo", "no entanto".
Exemplo: "Eu queria sair para jogar bola, mas está chovendo."
Nesse caso, "mas" é usado para mostrar a contradição entre a vontade de sair para jogar e o fato de estar chovendo.
Quando usar "mais"
"Mais" é um advérbio de intensidade, e é usado quando você quer dizer "em maior quantidade" ou "ainda". Pode ser também uma conjunção aditiva com sentido de "além disso".
Exemplo: "Eu preciso estudar mais para a prova."
Aqui, "mais" significa "em maior quantidade", indicando que a pessoa precisa estudar além do que já estudou.
Então, conseguiu perceber a diferença? Saber quando usar "mais" ou "mas" pode te ajudar bastante na hora de escrever uma redação nota mil no ENEM.
Até logo!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04