Dica de português: se não ou senão?
A escrita de palavras com o mesmo som, mas com ortografia diferente gera muitas dúvidas. Se esse é o seu caso, vem tirar todas elas neste artigo!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 22 de Maio de 2024Você já teve dúvida sobre quando usar "se não" e "senão"? A língua portuguesa pode ser bem complicada às vezes, mas fique tranquilo!
Aqui eu vou descomplicar essa questão para você. Essa dica é bem importante, principalmente para quem vai fazer o ENEM, porque quanto mais erros gramaticais você comete, mais pontos você perde na Competência 1.
Vamos lá?
Quando usar "se não"
"Se não" é usado quando você quer dizer "caso não" ou "quando não". É uma condição, sacou? Aparece muito em frases que falam de uma possibilidade que pode ou não acontecer.
Exemplo: "Se não chover, vamos à praia."
Nesse caso, "se não" significa "caso não". Então, se não chover, a galera vai pegar uma praia. Mas se chover, já era, o passeio não vai rolar.
Quando usar "senão"
Agora, "senão" é bem diferente. Ele é usado para indicar a ideia de "do contrário", "caso contrário" ou "a não ser". Além disso, pode ser usado quando você quer dizer "mas sim".
Exemplo: "Não tinha ninguém na sala, senão o professor."
Aqui, "senão" quer dizer "a não ser". Ou seja, só o professor estava na sala, mais ninguém.
Espero que eu tenha te ajudado, até a próxima!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04