O que as redações nota máxima da Fuvest têm em comum?
Fuvest do zero

O que as redações nota máxima da Fuvest têm em comum?

Garantir a nota máxima na redação da Fuvest não é fácil, mas todos os textos que conseguiram isso possuem segredos que eu te conto nesse material.

O que as redações nota máxima da Fuvest têm em comum?

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 5 de Janeiro de 2023

Todos os anos milhares de estudantes fazem o vestibular da Fuvest para garantir uma vaga na USP e escrevem uma redação sobre o tema proposto.

A pontuação mais alta possível é 50 e não é fácil atingi-la. Entretanto, elas possuem características em comum que, caso você as siga, podem te fazer chegar perto da nota máxima. Quer saber quais são elas?

Precisa de título?

As redações da Fuvest necessitam obrigatoriamente de título. O ideal é que você expresse sua opinião já no início do seu texto, já que o texto dissertativo-argumentativo necessita de tese.

Isso significa que você precisa discutir sobre um tema proposto e defender seu ponto de vista utilizando argumentos. Quando mais cedo você apresentar seu pensamento melhor, pois assim você não corre o risco de fugir da temática sugerida.

O primeiro parágrafo do texto

A introdução é o momento de apresentar e problematizar o assunto que você vai debater na sua redação. Para isso é importante usar repertório, que é qualquer conhecimento de outra área.

A prova da Fuvest exige a leitura obrigatória de alguns textos e é estratégico usa-los para contextualizar a discussão. Aproveite, nesse momento, para expressar sua opinião sobre o tema.

Argumentando sobre o tema

Chegou a hora de apresentar seus argumentos e desenvolvê-los! O ideal é que você desenvolva dois argumentos, já que apenas um parágrafo argumentativo torna seu texto fraco enquanto elaborar três ou mais argumentos pode te prejudicar, uma vez que você não terá espaço para desenvolver suas ideias completamente.

Outro elemento super importante em todo texto é a presença de conectivo. Os elementos de coesão são essenciais para conectar as frases e os parágrafos e construir uma progressão lógica de ideias.

Assim, primeiro você deve escrever um tópico frasal do seu argumento, ou seja, o resumo em uma frase do problema que você vai discutir naquele parágrafo. Em seguida, use algum conhecimento de outra área para fortalecer o tópico frasal, isto é, apresente um repertório que ao mesmo tempo contextualize a discussão e sirva como prova na defesa do seu ponto de vista.

Para que seu argumento seja mais fortalecido, relacione o tópico frasal com o repertório colocado, refletindo criticamente sobre o problema e explicando o repertório.

O último parágrafo da redação

A conclusão da sua redação também deve apresentar conectivos tanto no início quanto no interior dos parágrafos. Nesse momento não é adequado colocar novos argumentos ou repertórios, apenas retomar informações já usadas.

Por isso, reafirme que existe um problema que precisa ser resolvido e aproveite para dizer novamente qual é a sua opinião sobre o assunto. Além disso, retome os argumentos colocados, fazendo um resumo do que foi discutido em todo o texto. Lembre-se que sua redação precisa ser construída com a noção de início, meio e fim.

Gostou? Veja agora exemplos de redações que garantiram a nota máxima nas últimas edições da Fuvest clicando aqui.

Se você vai fazer a prova da Fuvest 2023 e quer garantir sua tão sonhada aprovação na USP, não deixe de fazer aproveitar o Guia da Redação Perfeita - edição Fuvest.

Nele eu te mostro como usar a leitura obrigatória como repertório e ainda te apresento um modelo de redação que serve para qualquer tema e muito mais. Incrível né?

Além de vários bônus exclusivos! Aproveite agora clicando aqui.  

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Fundo Gradiente

Conheça o método que garante 900+ na redação

Não dependa de modelos de redação prontos. Aprenda a escrever uma redação nota 1000 com o método que eu usei para ser aprovada na UFRJ.

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04