O segredo para conquistar nota máxima na Competência 3

A Competência 3 da redação do ENEM está diretamente relacionada a construção de argumentos fortes para convencer o leitor do seu ponto de vista. Garantir os 200 pontos é fundamental para que você chegue mais perto do 1000! Confira neste artigo todas as dicas que você precisa saber!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 13 de Abril de 2020

Você já sabe que a redação do ENEM é corrigida com base na avaliação de 5 competências. Não sabe?

Então se liga: cada competência vale, no máximo, 200 pontos que juntos somam a tão sonhada nota 1000!

Neste post você desvendará os segredos para garantir seus 200 pontos na Competência 3 e chegar mais perto do seu sonho.

A competência 3 avalia a capacidade do candidato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Os comandos de seleção, relação, organização e interpretação analisam as habilidades do participante com relação à argumentação. É fundamental que você argumente, uma vez que você precisa defender seu ponto de vista e escrever um texto dissertativo-argumentativo.

Por isso, aqui você encontrará 5 dicas para te ajudar a desenvolver seus argumentos de maneira pertinente e impecável.

Escolha as informações mais relevantes

É muito comum que o tema da redação do ENEM desperte no candidato um fluxo de ideias muito alto, uma vez que ele parte de um problema que é vivido na sociedade atual.

Por isso, muitos participantes - com o desejo de demonstrar ao corretor que sabe muito sobre o assunto - depositam na prova muitas informações e dados mas não os desenvolvem. Isso é muito ruim, uma vez que transforma seu em expositivo e isso pode te prejudicar em todas as competências, mas principalmente na competência 2.

Então, selecione as melhores ideias para compor seu texto e deixá-lo mais rico.

Seja coerente

Para fazer uma boa defesa do seu ponto de vista é importante que você tenha coerência em relação ao que você está defendendo. Isso significa que você precisa defender suas ideias até o fim para relacionar as informações de forma fluida.

Portanto, os dados que você trouxer e seus argumentos devem se complementar ao que está sendo exigido na proposta da redação.

Use as informações a seu favor

Muita gente acredita que os dados dos textos motivadores não devem ser utilizados, e mais ainda: que ao fazer uso deles você pode ser penalizado por isso.

Na realidade, os textos de apoio são apresentados com o objetivo de incentivar o participante a escrever, mesmo que ele não saiba nenhuma informação sobre o tema. Eles também servem para que suas ideias sejam incentivadas para além dos dados oferecidos.

Por isso, se você não tiver nada para defender seu ponto de vista, use os textos motivadores ao seu favor. O que você não pode é copiar os dados: utilize as informações e as desenvolva ao seu favor.

Tenha projeto de texto

É fundamental que você demonstre que possui um projeto de texto, ou seja, que você tem traçado um plano coerente para a introdução, desenvolvimento e conclusão.

Isso é perceptível, por exemplo, quando você cita brevemente seus argumentos na introdução e os desenvolve nos parágrafos de argumentação.

Demonstre autoria

A última dica é: seja original! Quanto mais informações você trouxer e quanto menos usar dados dos textos de apoio, mais rico seu texto ficará. Por isso, enriqueça seu repertório e leia muitas notícias e livros sobre diversos temas.

Além disso, a melhor maneira de alavancar sua nota é treinando diversos temas. No Coredação você encontra a tag "Tema quente" com nossas apostas para o ENEM 2020.

E ai, vamos treinar?

Produza a redação perfeita na redação do ENEM

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.