Trás ou traz?

Muita gente não sabe quando usar "trás" ou "traz" na hora de escrever. Se isso acontece com você, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas aqui.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 15 de Dezembro de 2020

Muita gente se confunde na hora de escrever e não sabe a diferença no uso dessas duas palavras, que apesar de possuírem o mesmo som, são escritas de forma diferente. A escrita incorreta de palavras pode te prejudicar na Competência 1 do ENEM, te fazendo perder pontos na mesma.

Chegou a hora de tirar essa dúvida de uma vez por todas: quando usar trás e quando usar traz?

Essas duas palavras existem na língua portuguesa, mas traz é um verbo enquanto que trás é um adjetivo.

TRAZ

Possui o mesmo significado de "carregar" ou "levar" e tem origem no verbo trazer. Se, na frase, você conseguir substituir "traz" por "leva", então a escrita correta dessa palavra é com "z" e não com "s". Observe o exemplo abaixo:

• Ela traz a folha para escrever a redação.

Trazer é um verbo irregular que pode ter variados significados, como transportar, encaminhar e até atrair, manter. Veja como é a conjugação dele no presente do indicativo:

Eu trago
Tu trazes
Ele traz
Nós trazemos
Vós trazeis
Eles trazem

TRÁS

Indica a posição de algo ou alguém e pode ser acompanhado de "por", "de" ou "para". Deve ser escrito com acento e com a letra "s" e não "z". Veja o exemplo abaixo:

• Ela olhou para trás quando o homem chamou seu nome.

Quando escrito dessa forma é um advérbio e refere-se à parte posterior de um objeto ou alguém. Tem como significado "após" ou "atrás" e deve estar acompanhado sempre de preposição. Observe os casos:

  • Crianças de colo devem viajar no banco de trás, na cadeirinha.
  • Amiga, disfarça e olha para trás, tem um cara lindo chegando.
  • Ele chegou por trás para dar um susto em você.

Agora você já sabe a diferença entre trás e traz e não vai errar mais na hora de escrever!


Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM!

Receba correções detalhadas da sua redação, estude com nosso curso exclusivo, acesse temas quentes (apostas para o ENEM 2020) e muito mais