Quem nunca usou "pq" por não saber a diferença do uso dos "porquês"? Aprenda agora as diferenças entre eles para não errar mais!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 1 de Outubro de 2022Escrever textos de qualidade é muito importante, principalmente na redação do ENEM; além das preocupações que os candidatos precisam ter com as 5 competências, é preciso estar atento às regrinhas de português.
A gramática da língua portuguesa é complexa e gera várias dúvidas nos estudantes: quais casos usar vírgula ou não, em que situações colocar crase e como usar os porquês da forma correta.
Por isso, este artigo te ensinará de forma prática e com muitos exemplos as situações em que se usa cada um dos porquês!
Dominar a gramática do português é importantíssimo para a Competência 1 do ENEM, que avalia a capacidade do candidato de demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Por isso, usar corretamente os "porquês" te ajudam a não cometer equívocos de ortografia, por exemplo.
Existem 4 tipos de porquês e eles são utilizados em situações específicas. Confira abaixo a definição com exemplos!
O porque junto e sem acento deve ser usado para explicar ou justificar algo. Possui o sentido de causa e é utilizado em respostas.
Pode ser substituído pelo "pois", "visto que", "uma vez que", entre outras conjunções. Veja o exemplo para compreender melhor:
Trata-se de uma conjunção subordinativa causal ou explicativa e isso significa que esse elemento une duas orações que são dependentes para que o sentido da frase seja compreendido adequadamente.
O por que separado e sem acento deve ser utilizado para fazer perguntas. Além disso, deve aparecer no início da frase. Ele pode possuir dois sentidos distintos na frase: interrogativo e relativo:
Por que interrogativo
Possui sentido interrogativo e pode ser substituído pelo "por que motivo", "por qual motivo", "por que razão" ou "por qual razão". Observe o exemplo abaixo:
Por que relativo
Nesse caso há uma relação entre o por que e o que foi dito anteriormente. Pode ser substituído por "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais", "por qual" e "por quais". Veja o exemplo:
O "porquê" junto e com acento significa o mesmo que "motivo" ou "razão". Frequentemente aparece acompanhado de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns).
Pode ser substituído por "o motivo", "a causa" e "a razão".
Trata-se de um substantivo masculino e pode sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês.
O por quê separado e com acento também é usado em perguntas, porém, na frase, deve estar próximo do ponto de interrogação ou final.
Pode ser substituído por "por qual motivo" ou "por qual razão". Observe o exemplo abaixo:
O por quê trata-se da união da preposição e o pronome interrogativo tônico quê.
Em resumo:
Viu como é fácil? Agora você não precisa mais usar "pq" por não saber usar os porquês!
Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!
coRedação
Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04