A importância da alimentação saudável entre os brasileiros
Escreva uma redação sobre A importância da alimentação saudável entre os brasileiros

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 12 de Novembro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A importância da alimentação saudável entre os brasileiros”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
Por que se come mais ultraprocessados?
Segundo o professor Carlos Monteiro, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e coordenador da pesquisa NutriNet Brasil, uma das explicações para a aparente desigualdade social observada na resposta à pandemia de covid-19 reside na maior presença das pessoas mais pobres e pública de alimentos ultraprocessados.
Monteiro destaca a participação intensa, incluindo doações para populações vulneráveis de alimentos ultraprocessados, desses produtos na publicidade da pandemia, incluindo doações para profissionais de saúde. “Independentemente da razão da disseminação pelas escolas, são dados mais do que suficientes de que o consumo de alimentos ultraprocessados aumenta consideravelmente o risco de contágio e torna a covid-19 mais letal”, ele pesquisador ao Jornal da USP.
Embora tenha havido aumento no consumo de alimentos ultraprocessados nas regiões economicamente menos desenvolvidas do País e entre pessoas com menor escolaridade, Monteiro se anima com outra vertente do estudo, que mostrou que, em todas as regiões e estratos de renda analisados, as pessoas colocaram mais feijão, hortaliças e frutas em suas refeições diárias.
Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/bem-estar/por-que-consumimos-mais-alimentos-ultraprocessados/?srsltid=AfmBOoq3ier6vnsr5u0WYoK7dsA4dZraUNc4Lekd5jLDN-WtjKYxZatx (adaptado).
Texto 2:
LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006
Art. 2º A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
Art. 3º A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outros recursos essenciais, tendo como bases práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm (adaptado).
Texto 3:

Texto 4:
O que é alimentação saudável
Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio. Princípios da alimentação saudável:
Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos deve ser avaliada.
Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o necessário; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.
- Equilíbrio: qualidade e quantidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04