A importância do censo demográfico para o progresso do Brasil
Temas quentes

A importância do censo demográfico para o progresso do Brasil

O Censo demográfico é essencial para analisar a população brasileira e a partir do resultado do mesmo promover o progresso.

A importância do censo demográfico para o progresso do Brasil

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 13 de Novembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância do censo demográfico para o progresso do Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Censo 2022 levantará dados para atualizar políticas públicas

Começou na semana passada o censo demográfico, que foi adiado em 2020 por causa da pandemia da covid-19 e em 2021 por conta de cortes no Orçamento. Até o início de novembro, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, estarão coletando dados sobre a população do país em seus 5.570 municípios, incluindo aldeias indígenas e, pela primeira vez, territórios quilombolas. Assim como fizeram em 2010, os agentes do IBGE vão coletar informações importantes para estabelecer políticas públicas, como a definição do número de deputados federais e estaduais e de vereadores, detalhamento da população em risco para campanhas de vacinação e identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos. O senador Jorge Kajuru, do Podemos de Goiás, ressaltou a história e importância do levantamento no Brasil.

O Censo Demográfico começou ainda no Império, em 1872. A partir de 1890, já na República, passou a ser de dez em dez anos. O Censo é realizado para contar os habitantes do nosso território, identificar as características da população e revelar como vivemos. A partir desse trabalho, são produzidas múltiplas informações estatísticas imprescindíveis à correta elaboração de políticas públicas e tomadas de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

Pela primeira vez serão colhidos dados específicos de pessoas com autismo. No Censo 2022 uma pessoa de cada domicílio será entrevistada e dois tipos de questionários podem ser aplicados: o básico, com 26 perguntas, e o ampliado, com 77. Os recenseadores do IBGE estarão sempre uniformizados com colete de identificação, boné do censo, crachá e dispositivo móvel de coleta. Em caso de dúvidas, é possível confirmar a identidade do agente no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/08/08/censo-2022-levantara-dados-para-atualizar-politicas-publicas#:~:text=Começou na semana passada o,país em seus 5.570 municípios. (adaptado).

TEXTO 2:

TEXTO 3:

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Conheça o método que garante 900+ na redação

Não dependa de modelos de redação prontos. Aprenda a escrever uma redação nota 1000 com o método que eu usei para ser aprovada na UFRJ.

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04