A indústria do medo e o sistema prisional brasileiro
Concurso PPMG

A indústria do medo e o sistema prisional brasileiro

Cresce cada vez mais a Industria do Medo no sistema prisional brasileiro. Por isso, mostra-se pertinente discutir sobre esse assunto.

A indústria do medo e o sistema prisional brasileiro

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 27 de Dezembro de 2021

Com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos escreva um texto sobre "A indústria do medo e o sistema prisional brasileiro" sem esquecer que sua redação deve possuir no mínimo 20 linhas e no máximo 30. Certifique-se de não colocar marcas, assinar, rasurar ou preencher seu nome e nem assinar fora do local apropriado.

TEXTO 1:

A indústria do medo e sua participação no desenvolvimento de aspectos não-politizados na sociedade.
É possível que alguém tenha interesse financeiro no nosso medo de cada dia? Sim, na verdade, o empreendedorismo no que se infere a indústria do medo não é algo novo. Mas afinal, do que se trata a famigerada Indústria do Medo?
Para desenhar de forma mais elucidativa como a indústria do medo funciona, vou compara-la, nesse momento inicial, com a indústria de alimentos.
A indústria de alimentos engloba seus diferentes patamares e reflexos em diversos níveis de produção, desde a plantação e agropecuária de matéria prima, o processo de industrialização, desenvolvimento de tecnologias que serão usados na manufatura e alteram seus meios de produção, a mão de obra necessária em todos os níveis de produção e comercialização. Não podemos deixar de fora também questão do design de produto e os estudos de marketing e propaganda necessários para que este produto dê retorno financeiro a quem inicialmente investiu.
O estabelecimento do mercado, no caso específico da indústria de alimentos, vem primeiramente do princípio da necessidade humana de se alimentar. O que gera uma reação empreendedora, e sobretudo, capitalista dos meios de produção. Formando a indústria multibilionária que é a indústria de alimentos.
Trazendo esses elementos para a Indústria do Medo, podemos afirmar que é uma indústria que engrandece quando se vê necessária para vender câmeras de segurança, cercas elétricas, muros altos, grades e principalmente armas.
Para a indústria do medo, financeiramente falando, é muito interessante ter uma população amedrontada e alardeada sobre o seu próprio medo porque isso gera muito lucro para infinitos setores, que assim como a indústria de alimentos, o designer de produto, a indústria do medo também tem partes mais isoladas como por exemplo o programa do Datena que é um sensacionalismo midiático em cima de uma violência endêmica em capitais e regiões periféricas e urbanas muito violentas.

Disponível em: https://arthurholandaadv.jusbrasil.com.br/artigos/733131473/a-industria-do-medo-e-sua-participacao-no-desenvolvimento-de-aspectos-nao-politizados-na-sociedade (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04