A questão do preconceito contra portadores de Síndrome de Down no Brasil
Temas quentes

A questão do preconceito contra portadores de Síndrome de Down no Brasil

21 de março foi escolhido pela ONU como o Dia internacional da Síndrome de Down para conscientizar a população e integrar esse grupo na sociedade.

A questão do preconceito contra portadores de Síndrome de Down no Brasil

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 6 de Setembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A questão do preconceito contra portadores de Síndrome de Down no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.facebook.com/NacaoJuridica/photos/a.153413011467318/1220136414794967/

TEXTO 2:

Segundo a Organização das Nações Unidas, o dia 21 de março é celebrado por 193 países ao redor do mundo com eventos para conscientizar a população e promover a inclusão dos portadores. A data faz alusão à trissomia do cromossomo 21, que é a alteração genética característica da síndrome.

A ciência ainda não consegue explicar por que, na fase embrionária, alguns indivíduos passam a ter 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. Esse material genético extra provoca uma série de alterações que variam de pessoa para pessoa, mas que preservam algumas características comuns, como olhinhos puxados, flacidez muscular, desenvolvimento físico e mental mais lento.

Um exame de ecografia feito entre a 11ª e a 13ª semana de gestação, chamado de Translucência Nucal, pode detectar sinais de que o bebê tem Síndrome de Down. Muitas mães, no entanto, só descobrem que seus filhos têm essas características depois do parto. Geralmente, a notícia causa espanto, medo, dúvidas. Algumas passam por um período de tristeza denominado “fase de luto”. Aos poucos, aceitam a nova realidade e começam a busca por oferecer aos seus filhos o melhor que podem em termos de estímulos, desenvolvimento e qualidade de vida.

Disponível em: http://www.informamais.com.br/Site/Paginas/21-de-marco-e-o-Dia-Internacional-da-Sindrome-de-Down/1096

TEXTO 3:

Grande parte da nossa vida se dá na escola e muitos pensam que, por apresentarem um desenvolvimento intelectual tardio, as crianças com Síndrome de Down devem ser integradas em escolas especiais. Porém, poucos sabem que não é bem assim. Pesquisas recentes mostraram que crianças com Síndrome de Down se desenvolvem melhor ao estudarem em escolas regulares, justamente por se sentirem iguais às outras e receberem os mesmos desafios propostos.

Disponível em: http://www.incluo.com.br/blog/criancas-com-sindrome-de-down-como-vencer-o-preconceito/ (adaptado).

TEXTO 4:

Se qualquer um de nós quer um mundo mais justo, humano e sustentável em todas as esferas, tem que começar olhando para si mesmo e buscado livrar-se dos seus preconceitos, das suas opiniões pré-estabelecidas e desprovidas de fundamentos
reais. Interessar-se pelo outro, exercitar a empatia (colocar-se no lugar do próximo), e permitir dividir o seu espaço e o seu tempo com alguém diferente
de você, pode parecer algo simples, mas isso é o início da desintoxicação do preconceito.

Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/2014/09/depoimento-desintoxique-se-preconceito/ (adaptado)

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04