Temas quentes

A relação entre oportunidade e desmotivação dos jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil

A Geração Nem-Nem, jovens que não estudam nem trabalham, tem se tornado uma preocupação crescente em muitos países, incluindo o Brasil.

A relação entre oportunidade e desmotivação dos jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 7 de Setembro de 2023

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "A relação entre oportunidade e desmotivação dos jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://gilmar.blogosfera.uol.com.br/2017/01/11/geracao-nem-nem-nem/

TEXTO 2:

Ipea: 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 23% dos jovens brasileiros não trabalham e nem estudam (jovens nem-nem), na maioria mulheres e de baixa renda, um dos maiores percentuais de jovens nessa situação entre nove países da América Latina e Caribe. Enquanto isso, 49% se dedicam exclusivamente ao estudo ou capacitação, 13% só trabalham e 15% trabalham e estudam ao mesmo tempo.  As razões para esse cenário, de acordo com o estudo, são problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais, falta de políticas públicas, obrigações familiares com parentes e filhos, entre outros. No mesmo grupo estão o México, com 25% de jovens que não estudam nem trabalham, e El Salvador, com 24%. No outro extremo está o Chile, onde apenas 14% dos jovens pesquisados estão nessa situação. A média para a região é de 21% dos jovens, o equivalente a 20 milhões de pessoas, que não estudam nem trabalham.

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/ipea-23-dos-jovens-brasileiros-nao-trabalham-e-nem-estudam (adaptado).

TEXTO 3:

JOVENS QUE NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM: ESCOLHA OU FALTA DE OPÇÕES?

O resultado é o estudo Se já é difícil, imagina para mim..., lançado nesta semana, no Rio de Janeiro. Segundo a autora, Miriam Müller, é preciso desconstruir o termo “nem-nem”, que não reflete as muitas diferenças entre esses jovens e joga sobre eles um enorme estigma.  “A culpa não é dos jovens. O estudo mostra que algumas condições relacionadas à pobreza e ao gênero produzem um conjunto de barreiras difíceis de superar. Essas limitações prejudicam sobretudo as mulheres, que se veem afetadas na capacidade de imaginar seus futuros, perseverar e ter resiliência”, avalia a cientista social alemã.  Trabalhos anteriores feitos na região sugerem, por exemplo, que o problema pode ameaçar a produtividade e o crescimento econômico a longo prazo. Além disso, como 66% dos nem-nens latino-americanos e caribenhos são mulheres, o tema também pode contribuir para uma transmissão intergeracional da desigualdade de gênero.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/16/economia/1521229056_606414.html (adaptado).

TEXTO 4:

Disponível em: https://veja.abril.com.br/revista-veja/a-geracao-nem-nem

Aumente sua nota estudando por questões
✔️ Faça questões de todas matérias conforme seu nível
✔️ Saiba sua nota conforme o TRI e veja seu desempenho
✔️ Veja a resolução de cada questão e aprenda com seus erros
✔️ Descubra quais matérias você precisa estudar mais
Apostila Gratuita Redação ENEM
Cadastre-se na plataforma e tenha acesso a uma apostila completa para redação ENEM, um banco de temas para treinar e modelos de redação comentados.

Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04