Alternativas para a diminuição do analfabetismo de adultos e idosos no Brasil
Escreva agora uma redação sobre alternativas para a diminuição do analfabetismo de adultos e idosos no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 20 de Outubro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para a diminuição do analfabetismo de adultos e idosos no Brasil”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais recuou de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022. Foi uma redução de pouco mais de 490 mil analfabetos no país, chegando à menor taxa da série que se iniciou em 2016.
“O analfabetismo segue em trajetória de queda, mas mantém uma característica estrutural: quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos. Isso indica que as gerações mais novas estão tendo maior acesso à educação e sendo alfabetizadas ainda crianças, enquanto, por outro lado, há a permanência de um contingente de analfabetos formado, principalmente, por pessoas idosas que não acessaram à alfabetização na infância/juventude e que permanecem analfabetas na vida adulta”, observa a coordenadora Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37089-em-2022-analfabetismo-cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste (adaptado).
Texto 2:
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “A elevada taxa de analfabetismo entre os mais velhos é um reflexo da dívida educacional brasileira, cuja tônica foi o atraso no investimento em educação, tanto para escolarização das crianças quanto para a garantia de acesso a programas de alfabetização de jovens e adultos por uma parcela das pessoas que não foram alfabetizadas nas idades apropriadas, conforme almejado pela Constituição de 1988”.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/taxa-de-alfabetizacao-chega-93-da-populacao-brasileira-revela-ibge#:~:text=Em números proporcionais%2C o resultado,foi 7%25 do contingente populacional. (adaptado).
Texto 3:

Texto 4:
Com a contribuição dos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino de Palmas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) dá início à campanha "Sempre é tempo de aprender" para divulgar essa modalidade de ensino ofertada gratuitamente na capital.
O aposentado José Humberto Arrais conta que sua vida ganhou um novo significado depois que retornou às salas de aulas. “Voltar a estudar é uma bênção, só me trouxe alegrias. Aqui tenho amigos, aprendo com os professores e ainda jantamos todos juntos. Por isso, chamo todos para virem, venham para a EJA e façam logo suas matrículas”, conclama o aluno.
Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/aluno-e-professor-da-eja-participam-da-campanha-sempre-e-tempo-de-aprender/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04