Alternativas para a falta de planejamento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras
Escreva agora uma redação sobre alternativas para a falta de planejamento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 20 de Outubro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para a falta de planejamento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
O Brasil passou, na última metade do século XX, por um processo de urbanização intenso e acelerado que culminou com mais de 80% da nossa população vivendo em áreas urbanas. Paralelamente, o poder público apresentava um modelo de planejamento urbano inadequado, o qual, na prática, fomentava o transporte motorizado individual em detrimento do transporte coletivo e do não motorizado. Some-se a isso a falta de investimentos e de gestão e tem-se, assim, o aumento dos congestionamentos, dos tempos de deslocamento e da poluição do ar e sonora, além da qualidade de vida urbana.
Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/estudos-e-notas-tecnicas/fiquePorDentro/temas/mobilidade-urbana-fev-2016 (adaptado).
Texto 2:
Mais de um terço dos brasileiros das grandes cidades passam mais de uma hora por dia no trânsito. É o que mostra pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual 8% da população gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas. A pesquisa mostra também que 55% das pessoas têm a qualidade de vida afetada em razão do tempo gasto no transporte e 51% afirmaram que o tempo perdido no trânsito impactam em sua produtividade.
Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/infraestrutura/36-dos-brasileiros-de-grandes-cidades-passam-mais-de-1-hora-por-dia-no-transito/#empty (adaptado).
Texto 3:

Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/semana-da-mobilidade-debate-incentivo-a-transportes-sustentaveis-no-dia-mundial-sem-carro
Texto 4:
Combinar as medidas de atuação em quatro eixos (o desestímulo ao uso do automóvel, a melhoria do transporte público, o estímulo ao transporte não motorizado e a integração entre as políticas de uso do solo e de transportes na mobilidade) é fundamental para que as cidades consigam resultados melhores no quesito da sustentabilidade. O professor Orlando Strambi, da USP, comenta que o alinhamento desses recursos e entendê-los como um conjunto é a melhor forma de encontrar soluções: “Precisamos de uma redução mínima nos volumes de tráfego para que funcione melhor.”
Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/mobilidade-urbana-e-imprescindivel-para-o-desenvolvimento-de-cidades-sustentaveis/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04